Fundamentos para publishers: dicas para monetizar seu site com anúncios

Fevereiro de 2021

Usuários, anunciantes e veículos fazem parte do ecossistema de publicidade digital do Google, que dispõe de soluções para garantir uma boa experiência para esses três pilares. Ponta importante desse triângulo, os veículos têm à sua disposição recursos para conseguir monetizar seus sites e aplicativos com anúncios. As ferramentas de monetização funcionam como um intermediário entre anunciantes e publishers, que aproveitam a facilidade dessa mediação para gerar renda sem perder o tempo que poderiam dedicar à criação de conteúdo. Nas três apresentações abaixo, os especialistas Isabela Cardoso e Denis Rodrigues e os instrutores Goobec João Dalla e Daniel Santos explicam como cada ferramenta de monetização do Google pode ajudar, de maneira específica, os diferentes tipos de veículos.

Ao falar de veículos, os especialistas ressaltam que esse conceito foi expandido nos últimos anos. Além de veículos de imprensa tradicionais, outros verticais — incluindo e-commerce — já são plataformas de publicidade, e incluem a monetização de anúncios como maneira de diversificar os canais de receita e expandir os negócios. Isabela Cardoso mostra como diferentes tipos de verticais podem se beneficiar da monetização:

O Google AdSense é uma plataforma automatizada de publicidade que ajuda produtores de conteúdo a monetizar sites, com anúncios da rede de Display, vídeo e busca. Ele é ideal para veículos com pequenas equipes comerciais, pois atua como intermediário entre os anunciantes e os publishers. A ferramenta proporciona a facilidade da automação ao mesmo tempo que dá controle aos donos de sites para customizar como e qual tipo de publicidade será exibido aos usuários — da mesma forma que os anunciantes também podem escolher suas preferências.

3 sessões do Google Academy mostram os fundamentos de AdSense, AdMob e Ad Manager, soluções do Google para monetização para veículos.

O Google AdSense disponibiliza uma visualização prévia dos anúncios, facilitando a customização. O formato, o posicionamento e a quantidade de criativos podem ser adaptados de acordo com o layout do seu site, de forma a tornar a experiência agradável para o usuário e respeitar o conteúdo disponibilizado. Também é possível bloquear urls, categorias e tipos de anúncios, impedindo que seu site exiba marcas concorrentes, categorias que podem ser inadequadas para os usuários. Essa funcionalidade garante que os anúncios exibidos na sua página sejam relevantes para os leitores.

3 sessões do Google Academy mostram os fundamentos de AdSense, AdMob e Ad Manager, soluções do Google para monetização para veículos.

Se os publishers conseguem monetizar sites com ajuda do AdSense, os desenvolvedores também podem monetizar aplicativos usando o AdMob. A plataforma permite veicular anúncios da rede do Google de forma automatizada, sendo uma forma simples de gerar receita mesmo em apps gratuitos. Integrada ao Google Analytics para Firebase, ela também gera relatórios para que os desenvolvedores possam entender melhor como os usuários interagem com os anúncios e como otimizar essa relação.

Resources and insights to help you navigate uncertain times

O AdMob é compatível com diferentes formatos de anúncio. Para manter os usuários satisfeitos, confortáveis e engajados, é importante escolher o formato mais adequado ao seu aplicativo, sem exagerar na quantidade de anúncios.

Mais robusto, o Google Ad Manager é indicado para veículos de grande porte, pois permite atender grandes demandas. Além de anúncios automatizados da rede do Google, como já acontece no AdSense, no Ad Manager também é possível gerenciar vendas diretas através do módulo programático (Google AdExchange). A ferramenta também funciona com monetização tanto de sites quanto de aplicativos.

Uma das grandes vantagens do Ad Manager é o gerenciamento de rendimento. Esse recurso usa os dados do algoritmo para otimizar os resultados, melhorando a receita ao mesmo tempo que garante uma boa experiência do usuário.

Resources and insights to help you navigate uncertain times

Mas como o Ad Manager sabe qual anúncio deve ser colocado em cada espaço, automaticamente, quando se tem um veículo grande, com muitas páginas? Tudo começa com o inventário de locais de publicidade disponíveis no seu site. Após a criação desse inventário, a ferramenta gera tags de anúncios, que devem ser inseridas nos apps e nas páginas da Web do publisher. Essas tags contêm parâmetros específicos sobre o tipo de público e o conteúdo da página, ajudando o Ad Manager a encontrar os anúncios correspondentes a essas características. Assim, os anúncios veiculados vão ser relevantes para quem frequenta o site ou app do publisher.

Todas essas ferramentas disponibilizam anúncios nativos, que são um formato de anúncio que se adequa ao contexto do site do veículo. A grande vantagem desse tipo de anúncio é deixar a experiência do usuário mais agradável. Apesar de se integrar de forma natural ao conteúdo, os nativos sempre têm um indicativo de publicidade e dá ao usuário a possibilidade de fechar o anúncio, deixando claro que aquele é um conteúdo publicitário.

O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.

Google Academy: treinamentos e insights de negócios