Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

David Mitby / Julho de 2020

A vida agora parece ser bem diferente do que era no começo do ano para mim e para minha família. Entre lidar com as prioridades do trabalho, ajudar meus filhos com as aulas a distância e tantas outras coisas, o dia parece ficar mais curto. E à medida que nos adaptamos, confiamos nos smartphones para fazer o que precisa ser feito.

Mas como será que as marcas podem nos ajudar a lidar com tudo isso? Nós do Google acreditamos que há três maneiras fundamentais de colocar o consumidor no centro da sua estratégia: ajudar rapidamente as pessoas a conseguir o que desejam; entregar informações relevantes; e facilitar a vida dos consumidores que querem adotar alguma ação.

Aqui, vamos compartilhar algumas maneiras novas de usar o mobile para colocar seus clientes em primeiro lugar e, de quebra, atingir seus objetivos de marketing.

Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

Ajude as pessoas a conseguir o que querem, e mais rápido

No mobile, os riscos de perder um cliente são altos. Se você não der às pessoas o que elas querem, e rapidamente, elas vão fazer negócio em outro lugar. Na verdade, descobrimos recentemente que, para os sites de varejo, melhorar o tempo de carregamento em 0,1 segundo pode melhorar suas taxas de conversão em 8%.

O Teste Meu Site é uma ferramenta importante para ajudar a diagnosticar a velocidade das páginas e dar dicas customizadas sobre como torná-las mais rápidas. A ferramenta foi atualizada para dar recomendações específicas sobre como melhorar seu site mobile — indo além da mera velocidade — e entregar experiências mais personalizadas e consistentes. Entre essas atualizações, estão:

  • As métricas de velocidade foram alinhadas com o Web Vitals, uma iniciativa do Google para fornecer orientações unificadas de sinais de qualidade que consideramos essenciais para entregar uma grande experiência de usuário. Afinal de contas, se profissionais de marketing e desenvolvedores estiverem alinhados sobre o que é o sucesso, fica mais fácil concordar sobre aquilo que está trazendo resultado.
  • Dicas customizadas sobre como tornar a experiência de seu site mais relevante e fácil de usar. Aprenda, por exemplo, a criar um one-step checkout e fazer os consumidores voltarem até o seu site com relevantes notificações de push.
Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

Para começar, visite o Teste Meu Site para ver como está o desempenho da sua página e baixe seu relatório customizado (com análises para profissionais de marketing e desenvolvedores), que depois pode ser dividido com sua equipe.

Entregue experiências mais úteis e engajadoras

Muitos profissionais de marketing já usam feeds nas suas campanhas locais, de Display e de Shopping, de forma a carregar e apresentar mais rapidamente os produtos nos seus anúncios. Com mais imagens de produtos diretamente no anúncio, os consumidores encontram de maneira fácil e sem obstáculos o que estão querendo comprar. Nos próximos meses, vamos disponibilizar feeds nas campanhas de apps para os consumidores em todo o mundo. Segundo os testes beta, os anunciantes que usaram feed tiveram, em média, 6% mais instalações a partir da home do Google e 17% mais ações dentro do app (como logins e compras) nos sites e aplicativos na nossa rede.

Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

A Wish, uma empresa norte-americana de e-commerce, usa os feeds para apresentar diversos produtos do seu marketplace. Ela também habilitou os links diretos adiados, que dão aos novos usuários do seu aplicativo uma experiência de integração mais suave — desde instalar o app até ser levado diretamente ao item visto no anúncio.

Funciona assim: se um novo usuário clica em um anúncio da Wish para um tênis de corrida, ele vai ser direcionado à loja de aplicativos para instalar o app do e-commerce. Depois de instalar e abrir o app pela primeira vez, a pessoa é levada automaticamente à página do tênis que ela viu, para saber mais ou finalizar a compra.

Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

Depois de adotar os feeds e os links diretos adiados, a Wish teve um aumento de 105% nas vendas pelo aplicativo, e com um CPA semelhante. “Esses recursos tornaram nosso app mais fácil de descobrir e atraente para os consumidores”, diz Krishanth Kathiresan, Head of Growth Marketing da Wish. “Essa é uma maneira escalável para termos mais engajamento entre os usuários lower-funnel e, mais importante, mais pedidos em mobile.”

Para começar, você pode falar com seu gerente de atendimento para usar o nosso beta, ou então saiba mais aqui.

Facilite a vida dos seus clientes

Clientes fiéis se apegam às marcas quando elas facilitam a vida deles na hora de fazer o que precisam. Para os consumidores que já têm o seu app instalado, os links diretos os levam à página mais relevante do aplicativo sem precisar de login ou digitar informações novamente.

No Google Marketing Live do ano passado, anunciamos os links diretos para aplicativos nos anúncios de Search, Display e Shopping. Nos próximos meses, vamos disponibilizar links diretos para os anúncios de YouTube, Hotel, Gmail e Discovery. Em média, as experiências de anúncio com links diretos têm o dobro das taxas de conversão normais.

Digamos que o seu cliente esteja assistindo a um vídeo de culinária no YouTube, e então ele vê um desconto para “entrega de supermercado em 2 horas”. Assim que a pessoa clica no anúncio, ela é levada diretamente a uma página no aplicativo da loja para fazer um pedido.

Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

A Rakuten Ichiba, uma empresa japonesa de e-commerce, descobriu que acionar os links diretos ajudou seus clientes mais fiéis a agirem nos anúncios diretamente no aplicativo, levando a 4 vezes mais compras em mobile e ao triplo de conversões.

Os links diretos em aplicativos são um caminho importante e sem obstáculos até a conversão. Se você quiser saber detalhes de onde os consumidores estão sendo levados e gerando conversões nos seus anúncios, comece a usar os relatórios de destino de anúncios no Google Ads, que já estão disponíveis globalmente.

Use o mobile para colocar os clientes em 1º lugar e atingir suas metas de marketing

Por exemplo, digamos que você seja um varejista que tem um site e um app. Com o relatório de destino de anúncios, você verá na linha “links diretos do app” que esses anúncios geram uma taxa de conversão maior e a um menor custo.

Para começar a usar relatórios para o seu app, use o Google Analytics para o Firebase, ou então trabalhe com um dos nossos parceiros do Programa de Atribuição de Apps.

Saiba mais

Para saber mais sobre como você pode ajudar seus clientes e, ao mesmo tempo, atingir suas metas de marketing no seu aplicativo e no mobile, visite o nosso Centro de Soluções de Publicidade.

Entenda como seu app pode ser útil às pessoas durante a COVID-19