Geração de leads: saiba como seus anúncios podem gerar mais interesse na busca do Google

Novembro de 2020

Consumidores estabelecem uma relação mais próxima com empresas capazes de atender suas necessidades no “aqui e agora” — e eles estão também mais dispostos a escolher outras marcas e empresas novas que atendam seus interesses mais imediatos. Os números mostram: 32% dos consumidores norte-americanos fizeram compras online de marcas que eles nunca tinham comprado antes da pandemia1.

Pensando nisso, nosso objetivo principal é ajudar você a encontrar e se conectar rapidamente com seu público, ampliando a geração de leads. Hoje, iremos compartilhar diferentes formas de ajudá-lo a fazer isso: via buscas do Google com ferramentas básicas que exploram o poder de intenção de compra; formatos de anúncios, que ajudam você a encontrar leads qualificados; e soluções de mensuração, que otimizam o valor do lead.

Foco nos fundamentos

No começo, pode ser difícil identificar como as demandas do consumidor estão mudando e, ao mesmo tempo, garantir que você tenha a cobertura certa. Mas há indicadores para ajudar nesse caminho. Nos últimos 3 meses, vimos um crescente interesse por termos como “pequenos negócios locais”, “videoconferência”, e “aulas online”. Para ajudá-lo a reagir a essas mudanças no comportamento do consumidor, comece relembrando alguns fundamentos:

  • Explore a intenção: Unindo palavras-chave de correspondência ampla com lances inteligentes, avalie milhões de combinações de dados em tempo real. Essas ferramentas podem ajudar você a se adaptar às tendências, ao mesmo tempo que alcança seus objetivos.
  • Inspire novas audiências através do Google: Alcance até 3 bilhões de pessoas com anúncios no Discovery enquanto elas exploram o YouTube, Discover e Gmail. Esse alcance, junto a ferramentas de machine learning do Google e o entendimento único da intenção de compra, facilitam a geração qualificada de leads em escala.
  • Siga as boas práticas de criativos do Google: Escreva anúncios que articulem claramente seu valor para as pessoas que pesquisam por novas marcas. Comece com mensagens que incluam benefícios exclusivos aos usuários, aposte em um forte call to action e em uma extensa variedade de anúncios.
  • Descubra novas oportunidades: Use a pontuação otimizada e um planejador de desempenho. Conforme o mercado evolui, você pode descobrir que suas campanhas, lances e orçamentos não estão configurados para atender à demanda em constante mudança.

Audiência qualificada

Sabemos também que os consumidores preferem encontrar diferentes formas para se comunicar com as empresas. Não à toa, um a cada três compradores prefere empresas que oferecem diversas maneiras de alcançá-los — como formulários da web e ligações2. Para fazer com que mais pessoas se conectem com o seu negócio, criamos formatos de anúncios adaptáveis com foco em leads, incluindo anúncios de chamada e extensões de formulário de lead.

Com a nova extensão de formulário de lead em anúncios de pesquisa, você pode conquistar o interesse de clientes em potencial quando eles estão pesquisando sua empresa, produtos ou serviços no Google. Esse fluxo contínuo ajuda você a encontrar leads qualificados de um jeito mais eficiente. E o melhor é que essa ferramenta de anúncios na busca do Google, no YouTube e no Discovery está disponível globalmente.

Geração de leads: saiba como seus anúncios podem gerar mais interesse na busca do Google

A Jeep, por exemplo, usou extensões de formulário de lead em sua filial na Coreia e viu os leads concluídos aumentarem mais de dez vezes. Segundo a empresa, essa extensão também gerou leads com o custo mais eficiente entre todas as plataformas de anúncios.

Anúncios de chamada, por sua vez, são desenhados para qualquer negócio que dependa de ligações para gerar leads. Esse tipo de anúncio incentiva as pessoas a ligar para o seu negócio em busca de mais informações — e esses ads podem aparecer em qualquer dispositivo que faça chamadas telefônicas. Por isso, saiba que, ao incluir a opção “Acesse o site” em seus anúncios, fica mais fácil para as pessoas aprenderem mais sobre o seu negócio depois de ligar para você. Isso pode ajudar seu negócio a ter chamadas e leads de melhor qualidade.

Geração de leads: saiba como seus anúncios podem gerar mais interesse na busca do Google

Otimização de valores por lead

Mas, no fim do dia, o objetivo da maior parte dos negócios não é apenas a geração de leads — eles também estão em busca de conversão. Para otimizar seus objetivos no Google Ads, você precisa conectar sua conversão de leads às suas campanhas online. Para ajudá-lo a fazer isso, estamos facilitando a importação de conversões offline usando apenas as informações que as pessoas já fornecem em seu formulário de lead. O resultado? A integração com seu sistema de CRM levará muito menos tempo.

A ZenBusiness, uma startup que ajuda outros negócios a performar melhor, importa conversões offline e usa dados dos lances inteligentes em busca de clientes com maior intenção de compra. De acordo com a marca, com a ferramenta do Google houve um aumento de 400% na aquisição de clientes, ano a ano. Isso também permitiu que a marca pudesse focar em iniciativas mais estratégicas. Como disse Zach Rippstein, vice-presidente de marketing da ZenBusiness: “Agora podemos dedicar nosso tempo a áreas mais impactantes, como teste de texto do anúncio, otimização de conversão e desenvolvimento de novos canais”.

Os dados fornecidos nos leads ajudam a otimizar suas campanhas e também podem ser utilizados para nutrir a segmentação por lista de clientes. Como? Você pode usar dados online e offline para alcançar e atrair novamente seus clientes na busca do Google, no Shopping, no Gmail, no YouTube e na Rede de Display. Com base em informações compartilhadas pelos seus clientes, a segmentação por lista de clientes — como já aponta o nome da ferramenta — segmenta anúncios para eles e outros clientes com interesses semelhantes.

Seja criando uma conexão online com um cliente offline, seja aprimorando relacionamentos com uma mensagem personalizada, a segmentação de lista de clientes facilita a continuação da conversa com seus melhores clientes. Nos últimos meses, ficou mais fácil usar essa ferramenta com as nossas atualizações mais recentes:

  • Você pode criar uma audiência similar baseada na lista de segmentação de cliente. Isso ajuda você a encontrar mais potenciais clientes.
  • As taxas de correspondência foram aprimoradas e agora serão atualizadas em tempo real. Isso torna mais fácil você solucionar problemas de sua lista e se conectar mais com seus clientes.
Geração de leads: saiba como seus anúncios podem gerar mais interesse na busca do Google

Nós também colaboramos com a Zapier para desenvolver uma integração com o Google Ads que facilita o seu trabalho com dados. Essa ferramenta funciona como uma solução automática para importar e exportar dados entre o Google Ads e seu sistema de CRM. Atualmente, a Zapier oferece suporte a extensões de formulário de leads, importações de conversão offline e segmentação de lista de clientes. Saiba mais sobre como o Google lida com a privacidade de dados na nossa Central de Ajuda.

Recursos para ajudá-lo a gerar leads de qualidade

Para que as empresas possam melhorar na geração e no gerenciamento de leads, compartilhamos uma coleção de recursos no Advertising Solutions Center. Lá, você tem acesso às nossas mais recentes atualizações e aprenderá com outras empresas que fizeram a transformação digital.

Décadas em semanas: a migração do consumo brasileiro para o digital