5 maneiras de adaptar seus criativos de vídeo às mudanças causadas pela COVID-19

Com a COVID-19, a dinâmica dos negócios está mudando. Por isso, muitos profissionais de marketing estão reavaliando os criativos das suas campanhas para garantir que elementos fundamentais, como tom, texto e visual, estejam de acordo com o cenário em constante transformação.

Vale lembrar que os criativos são a grande força por trás da eficiência das suas campanhas: são eles que fazem seu investimento em mídia valer a pena. Para que a mensagem da sua campanha seja efetiva inclusive em tempos de COVID-19, você pode seguir algumas diretrizes data-driven tanto para novos trabalhos como na adaptação dos já existentes. Além disso, explore novas ferramentas de produção até que os vídeos voltem a ser captados pessoalmente de novo.

Aqui vão 5 maneiras fáceis de adotar melhores práticas nos criativos de vídeo.

Chame a atenção e incentive a ação

Apresente o melhor do seu conteúdo logo de cara, chamando a atenção nos 5 primeiros segundos, abordando o problema do seu público e mostrando como você pode ajudar a resolvê-lo. Lembre-se de criar um call-to-action claro, deixando de fora o que não for relevante. E como durante a pandemia é preciso ter cuidado com o tom, se o seu criativo tiver uma mensagem de “visite a nossa loja” é recomendável trocar por “peça online hoje”.

Adapte aquilo que você já tem

Recicle criativos já existentes, trocando apenas as locuções ou textos sobre a imagem. Você também pode experimentar, dando um ritmo mais ágil ao anúncio ou mudando os enquadramentos. Use o Bumper Machine ou o Director Mix (conhecido no Brasil como Vogon) para expandir a sua biblioteca. Se for difícil adaptar seus anúncios em vídeo, experimente usar textos e imagens que você já tem para chegar até as pessoas de maneiras diferentes, com os anúncios Discovery.

Use soluções automatizadas

Se você não tiver criativos em vídeo disponíveis, ou se não conseguir fazer novas gravações, algumas ferramentas podem oferecer uma grande ajuda. Com o Video Builder, por exemplo, você cria anúncios em vídeo otimizados usando apenas imagens, texto e o seu logo. Crie várias versões de teste e decida o que funciona melhor, ou então, se as necessidades mudarem, adapte facilmente o seu material. Para campanhas em display, use opções automatizadas de criativos, como os anúncios de display responsivos e campanhas para apps.

Não tem certeza do que quer? Faça um teste

Em tempos de incerteza, o Video Experiments pode dar a você uma ideia do quanto a sua estratégia está acertando o alvo. Não se esqueça de reavaliar regularmente os testes e os resultados. Por sorte, algumas agências e produtoras ainda estão funcionando. Assim, trabalhe com um especialista para criar e recriar, fale com seu representante do Google sobre serviços criativos, ou encontre um parceiro no nosso Diretório Criativo.

Reavalie constantemente

Volte às suas campanhas regularmente. O que funcionava há algumas semanas pode não ser mais apropriado neste momento. Compare as mensagens e o tom das suas campanhas com o sentimento dos consumidores: para isso, use ferramentas como o Google Trends, e se adapte de maneira eficiente a esse cenário em mudança.

Adotar melhores práticas de criativos para campanhas não precisa ser algo de outro planeta. Avaliar, adaptar e experimentar com criativos faz a sua mensagem se manter atual, melhora a eficiência e ajuda sua marca a se manter relevante nestes tempos de incerteza.

O que sabemos sobre a mudança de comportamento do brasileiro no YouTube durante o isolamento