YouTube e Multishow: parceria para atingir o público jovem

Em uma parceria inédita, o YouTube, o canal Multishow e a Viu, nova unidade de negócios digitais da Globosat, se uniram para dar ao Prêmio Multishow a cobertura transmídia que a maior premiação da música brasileira merece e conquistar seu melhor resultado em duas décadas.

Objetivo
Apresentar o prêmio aos millennials.
Criar conteúdos originais para a web, mostrando que TV e digital se complementam.
Abordagem
Estratégia de segunda tela com a participação dos principais YouTubers do país, ao vivo, antes e durante a premiação.
Resultados
TV: Maior audiência do evento em 20 anos
Digital : 1.8 milhão de views no YT. +340 mil inscritos no canal.

 

 

Há mais de 20 anos, o canal Multishow celebra o melhor da música brasileira com uma grande festa transmitida pela TV – o Prêmio Multishow. Durante esse tempo surgiram novas mídias e, com elas, novos interesses. Os jovens não se contentam mais em apenas assistir, eles querem participar. Então, como fazer esse público se interessar por um evento que acontece essencialmente na TV?

Bem, a gente sabe que essa galera passa, em média, quase três horas por dia ligada no YouTube1 e que dez entre as vinte personalidades mais admiradas pelos jovens brasileiros são YouTubers2. Uma estratégia transmídia usando a plataforma seria perfeita para o prêmio.

Após muitas conversas e trabalho a quatro, seis, oito mãos com os principais executivos da Globosat, chegamos a uma combinação perfeita: uma transmissão simultânea de um programa ao vivo em segunda tela, com conteúdo próprio e apresentado pelos cinco YouTubers mais relevantes do país.

E para fazer uma divulgação à altura, a VIU, trazendo seu expertise em conteúdo digital, traçou uma estratégia com grande investimento em vídeo e search, veiculando peças divertidas e surpreendentes. Por exemplo, o vídeo a seguir era o resultado que você recebia se desse um Google em "Ivete gostosa".

Os 20 vídeos criados para a campanha, tiveram 4 milhões de visualizações em mídia e mais de 3 milhões de visualizações orgânicas nos canais dos YouTubers. Isso sem falar no Masthead Live, que foi onde rolou toda a transmissão ao vivo e garantiu audiência e engajamento.

No dia do evento, os cinco YouTubers que mais bombam no Brasil acompanharam o tapete vermelho, causaram horrores nos bastidores, comentaram a entrega dos prêmios pelo YouTube em tempo real e entrevistaram os vencedores logo depois que eles receberam seus prêmios. Isso tudo gerou um conteúdo com a cara do público jovem e que complementava perfeitamente a transmissão da TV.

Img

Todo esse material deu origem a mais de 50 vídeos que foram publicados em um novo canal do YouTube, o Música Multishow.

“O Multishow deu literalmente um show juntando esse universo de internet com a televisão de uma maneira muito ampla.” - Marimoon, YouTuber.

Os resultados da ação foram impressionantes. Na TV, o Prêmio Multishow 2016 teve sua maior audiência na história, 108% maior que a do ano anterior. No YouTube, o transmissão ao vivo teve 1.8 milhões de views com um pico de 80 mil visualizações simultâneas e o Música Multishow conquistou mais de 340 mil inscritos, sendo que 140 mil se inscreveram no dia em que a ação foi ao ar.

Youtube Multishow Parceria Para Atingir O Publico Jovem 1

Esses são números que não deixam dúvida: misturar TV com plataformas digitais traz grandes resultados e foi o caminho perfeito para o Multishow conversar com esse público jovem e superconectado.

Bumper Ads - Pequenas histórias que causam grande impacto