Como aumentar a eficiência dos seus investimentos em mídia

Anunciantes sempre buscam formas de otimizar sua verba de mídia, mas durante muito tempo eles conviveram com desperdício de impressões que não são visualizadas, redundâncias e ausência da mensuração adequada para aferir os resultados. Apesar dos avanços na tecnologia, muitas empresas ainda fazem a mesma pergunta: como podemos anunciar de maneira mais eficiente em relação ao investimento e efetiva quanto aos resultados? Uma nova pesquisa mostra que a resposta pode estar na compra consolidada de mídia.

Com a chegada da internet, anunciantes começaram a se relacionar diretamente com os veículos para reservar inventários premium de anúncios digitais. Por outro lado, à medida que ficaram mais experientes em tecnologia, também abraçaram a compra de mídia programática por leilão como uma maneira mais eficaz de alcançar um grande número de pessoas. E é aqui que está o problema: estas duas abordagens não são otimizadas para trabalhar em conjunto, mas, ao usar sistemas distintos para comprar mídia, em vez de um fluxo de trabalho único e simplificado, os anunciantes acabam por ter o desempenho e eficiência de suas campanhas prejudicados.

Para quantificar os benefícios de unir as duas abordagens, o Google trabalhou com a Nielsen e com o Boston Consulting Group (BCG) e, juntos, descobriram que comprar mídia através de uma única ferramenta permite que os anunciantes alcancem mais usuários únicos (para o mesmo investimento em impressões) e economizem tempo.

Ao usar sistemas distintos para comprar mídia, em vez de um fluxo de trabalho único e simplificado, os anunciantes têm seu desempenho prejudicado.

Ampliando o alcance com eficiência

O Google se juntou à Nielsen para analisar dez campanhas de grandes anunciantes em todo o mundo. O objetivo era comparar estratégias, onde as compras de mídia por reservas e leilão foram executadas separadamente, com aquelas que optaram pela abordagem consolidada – onde os dois métodos de compra são executados na mesma plataforma.

Com uma abordagem unificada, os anunciantes podem controlar quantas pessoas alcançam e com que frequência elas são impactadas durante toda sua jornada de compra. Isso também resulta em uma experiência melhor para os consumidores, já que reduz a superexposição à marca.

As campanhas consolidadas analisadas nesta pesquisa foram executadas usando a compra Programática Garantida, que permite aos anunciantes usar a tecnologia de mídia programática para reservar o inventário diretamente com os veículos.

Pete Kim, cofundador e CEO da MightyHive, um parceiro de soluções de mídia online para marcas e agências, diz que a Programática Garantida está ajudando seus clientes a "reduzir o trabalho manual ineficiente e recuperar a verba desperdiçada em compras de mídia feitas de forma não consolidada".

Com o estudo das dez campanhas, a Nielsen descobriu que, quando as marcas consolidaram suas compras usando a Programática Garantida, registraram um aumento de 11% no alcance. Isso significa que, para o mesmo investimento em impressões, elas atingiram 11% mais consumidores únicos.

A Nielsen descobriu que, quando as marcas consolidaram suas compras usando a Programática Garantida, apresentaram um aumento de 11% na eficiência de alcance.

Economia de tempo e maior produtividade

Em outro estudo, o BCG analisou a fundo os fluxos de compra e venda de anúncios de quarenta agências, anunciantes e veículos em todo o mundo. Essas empresas usaram tanto a Programática Garantida quanto a abordagem tradicional fragmentada nas suas compras de mídia.

O BCG constatou que houve uma grande economia de tempo para todas as empresas que usaram a Programática Garantida, em comparação à compra tradicional, depois de concluído o trabalho inicial de simplificar os fluxos de trabalho.

Do pedido de inserção ao faturamento, os compradores de mídia que usaram a Programática Garantida durante o estudo, gastaram 29% menos tempo no setup e no gerenciamento da campanha, comparado à abordagem tradicional de reservas. Do lado dos veículos, a economia de tempo durante o processo foi de 57%.

Programática Garantida X Compra Tradicional: 57% de economia de tempo para veículos e 29% para agências participantes do estudo.

how_to_make_programmatic_graphic.png

Do ponto de vista de processos e fluxos de trabalho, gerenciar vários tipos de compras de mídia simultaneamente para a mesma campanha cria desperdício operacional para agências, anunciantes e veículos. Isso acaba duplicando o trabalho de orçamento, estimativa, avaliação das peças criativas, entre outras tarefas. Somando-se todo esse trabalho "extra", chegamos a uma quantidade de tempo considerável, que pode ser gasto em processos mais importantes.

Com maior alcance para quem compra e maior eficiência, tanto para quem compra como para quem vende, a consolidação de compra de mídia é certamente uma estratégia vencedora.

Como chamar a atenção das pessoas para seu anúncio?