Capítulo 5: Formulários

Baixar Baixar

Os formulários aparecem nos momentos mais críticos da interação com o usuário. Descubra como torná-los simples e fáceis de preencher aplicando os fundamentos a seguir.

 

(Continuação do Capítulo 4: Cadastro)

17. Crie formulários fáceis de preencher

Os formulários devem ser compatíveis com a forma de preenchimento. Crie campos que possam ser preenchidos de várias maneiras em vez de fazer o usuário se adaptar às limitações do aplicativo. Certifique-se de que os campos não sejam escondidos por elementos da interface, como o teclado, por exemplo. Quando o usuário acabar de preencher um campo, avance automaticamente para o próximo. Inclua também funcionalidades que deixem o processo mais eficiente, como preenchimento e capitalização automáticos e escaneamento do cartão de crédito.

Form Entry Nugget 1

18. Informe sobre erros no preenchimento imediatamente

O usuário não fica satisfeito quando passa por todo o processo de preenchimento de um formulário só para descobrir, no momento do envio, que cometeu um erro. Apresente mensagens de erro em tempo real para evitar esta frustração e sempre informe ao usuário quando um campo for preenchido e validado com sucesso. Teste a experiência para garantir um processo fluido.

Form Entry Nugget 2

19. Ofereça um teclado compatível com as informações a serem preenchidas

Um teclado que facilite o preenchimento de formulários é sempre bem-vindo pelo usuário.Certifique-se de aplicar este fundamento de maneira consistente no app e não apenas para algumas tarefas durante a navegação.

Form Entry Nugget 3

20. Ofereça informações úteis e contextualizadas nos formulários

Ajude o usuário a navegar pelo formulário oferecendo informações relevantes e contextualizadas. Por exemplo, para agendamentos, um calendário para verificar os dias da semana evita que o usuário tenha que sair do aplicativo para abrir o calendário do smartphone. Isso também diminui o risco de o usuário acabar se distraindo com outra tarefa.

Form Entry Nugget 4
Capítulo 6: Usabilidade