Conquiste mais usuários: 3 dicas para melhorar o desempenho de aplicativos mobile

Aleks Haecky Setembro de 2018 Primer, UX e Design

Uma versão deste tutorial aparece originalmente no app gratuito do Primer.

Funcionalidades úteis, interface diferenciada, conteúdo interessante: esses são ótimos motivos para baixar um app mobile. Mas não podemos esquecer a performance. O desempenho pode até não ser o que mais convence alguém a fazer o download de um aplicativo, mas, com certeza, é uma das principais razões para alguém querer interagir com ele – ou resolver desinstalá-lo.

Um bom app oferece uma ótima experiência para todos os usuários, independentemente do tipo de dispositivo que ele usa ou da qualidade de sua conexão com a internet. Como designer e desenvolvedor, o melhor jeito de potencializar e encantar o público é testar e otimizar a performance do app para o máximo de condições possíveis.

Aqui estão três dicas para conquistar mais usuários para o seu app:

Conquiste mais usuários-1

1. Pense globalmente

Talvez você esteja construindo seu app para um certo tipo de audiência e tecnologia. Mesmo assim, ele estará disponível para usuários de diversos mercados e os reviews desse público - talvez sobre a funcionalidade e performance do app - podem afetar a sua posição no ranking e a sua reputação. Isso pode prejudicar seus downloads e suas métricas de engajamento dos usuários.

Então é bom lembrar que tecnologias mais avançadas demoram para chegar no mundo inteiro, inclusive em regiões diferentes do Brasil. Certifique-se de que usuários que têm aparelhos mais antigos ou que ainda usam conexões mais lentas e instáveis, também possam usufruir de tudo que seu app oferece.

Mas não é por isso que você deve limitar as funcionalidades do app só para se adequar aos padrões de performance. Os apps de maior sucesso foram construídos cuidadosamente para oferecer serviços únicos, ricos e essenciais para todos os usuários.

Conquiste mais usuários-2

2. Prepare-se para fazer concessões

Como você sabe que um app está funcionando bem? Curiosamente, é quando ninguém para pensar no desempenho dele.

É como dirigir em uma via bem pavimentada. Quando o asfalto é liso, ninguém nem pensa muito nela, mas basta a estrada ficar irregular e esburacada para você começar a se dar conta de que ela existe. A essa altura fica difícil continuar aproveitando a viagem, mesmo que você tenha o melhor carro do mundo.

A performance de um aplicativo mobile é uma dessas coisas para a qual não damos muito valor até que algo dê errado. E as pessoas não ficam nada felizes quando o app não carrega, é lento de utilizar, não oferece a informação que o usuário deseja ou gasta muita bateria do aparelho.

Para tornar o funcionamento do seu app mais fluido, você precisa projetá-lo com cuidado e talvez seja necessário abrir mão de algumas coisas para privilegiar outras. Por exemplo, um app que ocupa espaço de memória com funcionalidades offline realmente é melhor do que outro que precisa de conexão com a internet para funcionar? Vale a pena fazer uma interface moderninha se a velocidade diminuir em aparelhos com pouca capacidade de processamento? Será que dá para ter os dois se você também criar uma versão light do app para aparelhos mais modestos ou redes mais lentas?

Conquiste mais usuários-3

3. Teste no mundo real

Enquanto você e a equipe de desenvolvimento estiverem construindo as funcionalidades do seu app, não esqueça de separar um tempo para testá-las em condições realistas.

Primeiro, instale o aplicativo nos aparelhos mais simples à disposição do público. Depois, interaja com ele como se fosse um usuário comum e anote todas as falhas, por menores que pareçam. Também é interessante deixar o app aberto por um período, já que ele pode ficar mais lento com o passar do tempo.

Agora saia do escritório. Vá para alguns locais públicos e veja como ele funciona com conexões diferentes. Peça para outras pessoas testarem e darem feedback quanto à performance e usabilidade. Talvez até dê para criar um pequeno laboratório de teste em algum espaço público e oferecer brindes, como um cafezinho ou uma camiseta, em troca de avaliações dos usuários.

Nessas horas, serviços como o Firebase Test Lab para Android são uma mão na roda, oferecendo testes profundos e relatórios completos. Mesmo depois do lançamento, é importante continuar colocando seu aplicativo à prova e procurando por oportunidades de implementar melhorias.

Pensando globalmente, abrindo mão de funcionalidades desnecessárias e testando seu app no mundo real, é possível deixá-lo mais útil e atraente para uma gama ainda maior de usuários. Afinal, quanto mais pessoas puderem usá-lo, maior será o seu sucesso.

Como acompanhar os novos benchmarks da sua indústria para velocidade de páginas mobile