Copa do Mundo: como o brasileiro está se preparando para torcer?

Se tem uma coisa que todo mundo sabe sobre o brasileiro é que ele é louco por futebol. E em ano de Copa isso fica mais forte do que nunca. O Mundial interfere na vida de 3 entre 4 brasileiros1 e, durante os 30 dias de campeonato, os torcedores ficam o tempo todo ligados nele, acompanhando seja do escritório, das ruas, dos celulares ou de onde for.

copa_do_mundo_graphic1

Segundo as buscas do Google, quando tem Copa, esse se torna o maior interesse do público - interesse que praticamente desaparece nos anos entre as edições do evento, como mostra a comparação das buscas entre os segundos semestres de 2014 e 2015.

opa_do_mundo_graphic2

Está chegando a hora. Como o brasileiro vai torcer?

Um evento desse porte move paixões de norte a sul do Brasil, e como só acontece de quatro em quatro anos, ela cria toda uma ansiedade na cabeça dos torcedores - não só sobre o desempenho da seleção nos campos, mas também sobre o que fazer nos dias dos jogos. Grande parte dos brasileiros acredita que será dispensada do trabalho para assistir às partidas do Brasil; mais um motivo para deixar tudo pronto para torcer.

copa_do_mundo_graphic3

Mas como o brasileiro está se organizando para ver os jogos?

Bem, um grande volume da audiência irá aproveitar para assistir aos jogos em casa, confraternizando com familiares e amigos.

copa_do_mundo_graphic4

Isso se reflete nas buscas, tanto por produtos mais caros - aqueles para torcer em grande estilo - que dispararam e já são 3x maiores do que foram na última Copa, quanto por aqueles produtos para receber bem as pessoas na hora dos jogos.

copa_do_mundo_graphic5
copa_do_mundo_graphic6

Aliás, é na hora de torcer com os amigos que a Copa do Mundo vira uma verdadeira festa. E, como em toda boa festa, não podem faltar os comes e bebes.

copa_do_mundo_graphic7.

O interesse por bebidas como cervejas e refrigerantes começa a crescer já a partir de abril e segue aquecido até o final dos jogos. Cervejas e refrigerantes são os mais citados quando perguntamos às pessoas o que elas irão beber durante os jogos, mas as opções mais saudáveis também entram nessa lista.

copa_do_mundo_graphic8

Nos meses que precedem os jogos, as buscas no Google e YouTube por receitas

de entradas e aperitivos disparam - chegando até mesmo a competir com os nomes das estrelas em campo.

copa_do_mundo_graphic9

Quando falamos de finais, semifinais ou jogos transmitidos aos fins de semana, os pratos mais elaborados entram na disputa, mas a artilharia continua mesmo é com os petiscos e comidas de boteco.

copa_do_mundo_graphic10

Agora que você já sabe de tudo isso, o que você pode fazer para seu produto não ficar de fora da festa do torcedor? A resposta é: facilitar a vida dele na hora dos preparativos.

Com o torcedor naquela correria entre deixar tudo organizado no trabalho para assistir aos jogos tranquilo e em casa para receber os amigos, toda ajuda é bem-vinda. Essa é uma excelente oportunidade para as marcas se fazerem presentes na hora em que o consumidor mais precisa e que pode ser aproveitada de diversas formas. Oferecer conteúdos como receitas, dicas de decoração, ferramentas para cálculo de bebidas e ingredientes é uma delas. Outra é usar a tecnologia nas suas campanhas, para que os consumidores encontrem seus produtos quando eles forem mais relevantes e possam adquiri-los de um jeito rápido e sem fricção.

A Copa do Mundo 2018 está aí. E o consumidor já entrou na reta final de seus preparativos para entrar em campo com a galera, de olho em serviços e produtos capazes de transformar cada jogo em um encontro inesquecível. Sua marca já garantiu seu lugar nessa festa?

Micro-Momentos hoje: onde você está quando os consumidores precisam de ajuda?