Dia dos Pais: uma comemoração cada vez mais relevante no calendário do varejo

Baixar Baixar

Esse ano, o faturamento com o Dia do Pais deve chegar na casa dos R$ 2 bilhões. Se você ainda não fechou sua campanha ou vai fazer aqueles últimos ajustes para aproveitar a reta final, confira os insights que nós separamos pra você.

O Dia dos Pais é a principal data do varejo para o terceiro trimestre e vem ganhando relevância quando comparada às outras datas sazonais. O faturamento do varejo para a data e a sua representatividade no calendário anual do e-commerce cresceram 12% em 2016, com um ticket médio de R$ 441.

tgw1

Vinte milhões de brasileiros devem comprar presentes até o dia 13 de agosto e as mulheres entre 20 e 34 anos são o público com maior afinidade com a data.

twg2

Para 3 milhões de brasileiros, o Dia dos Pais está entre as 2 datas com maior gasto do ano

No ano passado, houve um aumento significativo na intenção das pessoas de pesquisar antes de comprar. Se em 2015 apenas 53% do público pretendia pesquisar antes de comprar os presentes de Dia dos Pais, em 2016 esse número deu um salto para 81%, provando que o consumidor está cada vez mais atento a como gasta seu dinheiro. Sites de buscas, comparadores de preço e sites de avaliação foram o destino favorito na hora de fazer essa pesquisa, seguidos das lojas online.

twg3

E quais foram os produtos favoritos do público para a data? O e-commerce dá a dica. Aproximadamente 67% dos pedidos se concentram em cinco categorias: moda e acessórios, livros, telefonia, eletrodomésticos e perfumes e cosméticos.

twg4

Nossos dados internos mostram que, embora o interesse pelo Dia dos Pais comece a aparecer por volta da segunda semana de julho, é na semana anterior à comemoração que as buscas disparam.

twg4

Isso mostra que o brasileiro continua deixando as compras para a última hora. E também que ainda está em tempo de incrementar sua campanha e obter grandes resultados nesta data.

MercadoLivre: gerando resultados com Analytics e Programática