Google Academy: descubra como usar as ferramentas que geram insights e oportunidades

O Google Academy tem buscado ajudar marcas e empresas neste momento disponibilizando gratuitamente lives com treinamentos, dados e insights para negócios. O canal é aberto para todos que desejam fazer perguntas ao vivo, e o material fica disponível na plataforma mesmo depois de as aulas irem ao ar.

Em tempos de infodemia — esse fenômeno que caracteriza uma abundância de informações que tendem a confundir —, um dos papéis do Google é o de ajudar coletando ideias, referências e conhecimento para as pessoas. Como? Uma das nossas fontes de insights vem justamente das pesquisas. E como elas nos guiam? Para Davi Cosso, Head de Agências do Google, uma das respostas está no processo envolvido na busca.

Como Cosso explica na sua live, as pessoas nem sempre são espontaneamente honestas durante uma conversa — e é justamente pela ausência de um interlocutor que nos sentimos mais à vontade na hora de "jogar no Google", já que ficamos menos preocupados em suprir nossas próprias expectativas ou com receio de julgamentos externos. Além de honesto, o processo de busca reflete comportamentos. Seja por indicação de um amigo, seja uma notícia ou um anúncio em vídeo, somos influenciados por estímulos o tempo todo.

Para marcas e empresas, entender comportamentos de busca pode significar novas oportunidades de negócio. E algumas ferramentas do Google não só mapeiam novos hábitos como também ajudam a construir uma leitura mais precisa em relação ao nível de importância dessas tendências para os brasileiros.

E como extrair o melhor das ferramentas disponíveis? Até mesmo uma simples busca do Google pode indicar alguns caminhos novos para mapear determinado tema ou interesse. Vale lembrar que o histórico de navegação sofre influência com a preferência de cada usuário, mas, ainda assim, as tendências gerais do que vem sendo buscado de forma recorrente têm influência nos resultados.

Google Academy: descubra como usar as ferramentas que geram insights e oportunidades

Outro recurso interessante que pode ser usado como estratégia de benchmark é o resultado das buscas por lugares na seção Mapas do Google. Ao digitar, por exemplo, supermercados e, em seguida, clicar na aba Mapas, atente-se às informações que surgem com a marcação do local: o gráfico em barra mostra diferentes horários de circulação. Nele, fica claro qual é a faixa de horário com maior movimento nas lojas físicas.

Google Academy: descubra como usar as ferramentas que geram insights e oportunidades

Além desses recursos, há uma série de outras ferramentas que podem ser usadas por profissionais de marketing, anunciantes e donos de negócio. Confira abaixo a live completa do Google Academy, com dicas de como usar mais efetivamente ferramentas abertas como Google Meu Negócio, Google Alerta, Google Trends e outras.

Google Academy: descubra dados e insights sobre a vida do brasileiro na quarentena