Google Academy: o boom do delivery e novas soluções digitais para produtos e serviços

Debora Bonazzi / Julho de 2020 / Entretenimento, Publicidade, Serviços

O Google Academy tem buscado ajudar marcas e empresas neste momento disponibilizando gratuitamente lives com treinamentos, dados e insights para negócios. O canal é aberto para todos que desejam fazer perguntas ao vivo, e o material fica disponível na plataforma mesmo depois de as aulas irem ao ar.

Quando o assunto é digitalização, qual o seu grande desafio hoje? Nas empresas, agências ou mesmo entre a população conectada, a pandemia acelerou o processo de digitalização no dia a dia de muitas pessoas. Com isso, surgiram novas dinâmicas e adaptações em nossa rotina: trabalho, estudo, tarefas domésticas, oferta de produtos e serviços e até nossa maneira de consumir têm sofrido mudanças significativas.

Se antes nossa casa tinha um papel de acolhimento, por exemplo, hoje nossas demandas pedem um espaço cada vez mais funcional. E mais: em tempos de isolamento social, é preciso que produtos e serviços sejam digitalizados para melhor atender nossas expectativas, afinal, estamos cada vez mais acostumados com opções on demand e delivery na nossa porta. Nessa nova realidade, nosso pedido não só deve ser atendido, como também pode vir até nós — e não mais o contrário.

Google Academy: o boom do delivery e novas soluções digitais para produtos e serviços

Essas mudanças de comportamento estão refletidas em nossas plataformas. No YouTube, por exemplo, um espaço geralmente usado para anunciar nossas intenções de forma clara, as buscas por vídeos relacionados ao assunto "exercícios em casa" tiveram um aumento de visualizações de quase 350% desde o início da pandemia.1 Outro dado interessante indica que as pessoas estão mais dispostas a experimentar: um exemplo é o aumento global de 300% nas buscas por serviços de entrega de alimentos.2

Fazendo um recorte mais preciso da indústria de telecom, as mudanças de comportamento podem ser vistas no campo dos atendimentos. Seja porque as pessoas estão impedidas de sair de casa, seja pela própria conveniência, o que vemos é que a continuidade dos atendimentos — como o plano de controle — ganha cada vez mais relevância nos aplicativos.

Google Academy: o boom do delivery e novas soluções digitais para produtos e serviços

Na tentativa de acompanhar essas transformações e entender quais hábitos serão mantidos e quais serão passageiros, Debora Bonazzi, líder da indústria de Telecom & Conteúdo do Google, compartilha dados e insights voltados para marcas e empresas que querem mergulhar nesse universo. O material se divide em 5 fases distintas ao longo da quarentena: redução de risco, abastecimento, entretenimento, momento de adaptação, além de nova rotina e gatilhos de consumo. Confira a live completa em mais um conteúdo do Google Academy.

Google Academy: descubra dados e insights sobre a vida do brasileiro na quarentena