Google Academy: qual será o horizonte da mobilidade no Brasil?

O Google Academy tem buscado ajudar marcas e empresas neste momento disponibilizando gratuitamente lives com treinamentos, dados e insights para negócios. O canal é aberto para todos que desejam fazer perguntas ao vivo, e o material fica disponível na plataforma mesmo depois de as sessões irem ao ar.

Há 1 ano, foi realizado um evento no Google para debater o futuro da mobilidade no Brasil. Na ocasião, foi feita a seguinte pergunta: como será, afinal, o futuro da mobilidade? Em tempos de pandemia, o questionamento permanece o mesmo, mas apontar novas possibilidades agora se tornou uma tarefa ainda mais complexa.

Afinal, a COVID-19 não só afeta individualmente as pessoas como também impacta diretamente a estrutura da sociedade. Um desses pilares é o de infraestrutura, mas também vemos impactos no sistema de saúde, sistema logístico, economia, comércio, sistema educacional, entre tantos outros.

E no centro dessas transformações está a questão da mobilidade. Os números relacionados ao trânsito populacional ajudam a dimensionar o impacto das mudanças recentes no Brasil: a queda de circulação foi de mais de 50% em estações de trânsito (metrô, ônibus e estações de trem), no setor varejista (restaurantes, shoppings, museus, cinemas) e em parques públicos (parques, praças, jardins, praias).1

Viagens & turismo no Brasil

O turismo é uma das áreas que têm sentido continuamente os efeitos dessa nova realidade. As buscas relacionadas ao assunto no Brasil — hotéis, companhias aéreas, pacotes de viagem, passagens de ônibus e aluguéis de carro — caíram quase 60% no início do isolamento social,2 por exemplo.

Por outro lado, quase 50% dos brasileiros conectados pretendem realizar a primeira viagem de avião a lazer3 no pós-pandemia. Em um mundo livre da COVID-19, quase 60% dos usuários conectados escolheriam um lugar tranquilo, repleto de natureza, como opção de viagem.

Google Academy: qual será o horizonte da mobilidade no Brasil?

Papel do automóvel

Mudanças também estão acontecendo no setor de venda de automóveis. Das pessoas que pretendem comprar um carro, 52% dizem ter novos motivos para a aquisição, que vão desde mudanças na vida pessoal até o desejo por viagens e segurança contra o contágio da COVID-194.

Google Academy: qual será o horizonte da mobilidade no Brasil?

Diante dessas transformações, quais caminhos possíveis se desenham para a mobilidade no Brasil? Gustavo Pena, líder da área de negócios para indústrias de mobilidade do Google, reuniu dados, insights e resultados de pesquisas para ajudar o setor a entrar de vez na era da digitalização. Confira abaixo o conteúdo completo em mais uma live do Google Academy.

Google Academy: insights para o varejo no contexto da pandemia