Google Trends: como se manter atualizado sobre tendências em um momento tão dinâmico

Em março, as buscas por “como fazer álcool em gel” no Google tiveram um crescimento de quase 5.000% no mundo todo1. E nesse meio tempo, também houve um crescimento de 600% nas buscas pelo questionamento “posso pegar coronavírus duas vezes”2. Outra tendência registrada foi o aumento de pesquisas por “delivery de mercado perto de mim”, termo com um crescimento de 200% nas buscas globais3.

No Brasil, podemos perceber diferentes preocupações — e comportamentos — diante do aumento de determinadas buscas desde que o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no país. Veja como os brasileiros passaram a buscar pela doença:

Google Trends: como se manter atualizado sobre tendências em um momento tão dinâmico

É nesse ambiente tão dinâmico que vemos as necessidades das pessoas mudando constantemente. Para acompanhar esse movimento, contamos com a ajuda do Google Trends, uma ferramenta gratuita que oferece acesso às buscas mais atuais no Google, no YouTube, em Shopping e nas Imagens.

Ao inserir no campo de busca uma palavra-chave ou um termo, é possível explorar o que pessoas ao redor do mundo estão procurando em tempo real.

Para ajudar você a se manter atualizado, o Google News Lab está reunindotendências relacionadas à pandemia — e você também tem a opção de mergulhar mais fundo na realidade local de 24 mercados ao redor do globo.

Explore as tendências no Brasil

Listamos 10 dicas de como você pode usar o Google Trends. Descubra como aproveitar o máximo da ferramenta e reunir insights para sua marca ou empresa.

  1. Use filtros. Agora você pode explorar tendências tanto no Google quanto na busca por Imagem, Notícias, Shopping e YouTube.
  2. Compare as palavras-chave e os termos da sua busca em resultados de diferentes línguas, localidades e períodos de tempo.
  3. Refine resultados do Trends por categoria. Palavras costumam ter múltiplos sentidos, por isso garanta que o termo que procura encontrará a melhor versão de resultados nos Trends. Por exemplo: se você busca por “máscara”, é possível adicionar uma categoria para indicar que se trata de um equipamento de saúde — ou mesmo de uma máscara como produto de beleza.
  4. Encontre buscas relacionadas. Ao fazer uma busca por um termo, você também pode explorar os principais resultados, pesquisas crescentes e outras buscas relacionadas ao seu termo.
  5. Exportar, incorporar e citar dados do Trends. Depois de encontrar o que está procurando, é possível compartilhar facilmente seus insights.
  6. Aproveite dicas para fazer buscas mais eficientes. Use pontuação para definir tendências, agrupe termos de pesquisa e filtre resultados.
  7. Entenda exatamente quais dados aparecem nos seus resultados, como as tendências são extraídas e como esses elementos podem ser interpretados.
  8. Se inscreva no alerta do Google Trends para receber updates sobre tópicos e buscas na sua região.
  9. Veja o que o mundo está pesquisando no Google News Lab. Lá, estão listadas as principais tendências sobre temáticas que andam sendo buscadas, sejam elas entretenimento, sejam esportes e as últimas notícias.

Torne-se um especialista com o Google Trends aulas e descubra como aproveitar ao máximo a ferramenta.

Recursos e insights para ajudar em tempos de incerteza