YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes

Setembro de 2020

O YouTube Works é uma premiação que celebra a criatividade, a eficiência e a inovação por trás da criação de campanhas veiculadas na plataforma. O prêmio, que já teve edições nos EUA, Canadá, Reino Unido e Colômbia, estreia neste ano no Brasil em parceria com a Kantar.

Uma campanha bem-sucedida gera interesse, muda comportamentos, cria conversas, faz com que pessoas tomem uma atitude e é uma das formas mais eficientes de trazer resultados de negócio. Nessa missão, o YouTube pode ser um verdadeiro aliado.

O conteúdo do YouTube é movido por paixão. Para além de uma audiência expressiva (são mais de 100 milhões de usuários mensais), a plataforma tem imenso potencial de influência, seja com os fandoms em torno dos mais diferentes temas, seja com o poder de alcance dos criadores, que multiplicam conversas com os seus seguidores.

E essa relação entre criadores e a sua audiência é fundamental para gerar buzz. Para entender melhor como a plataforma pode fazer a diferença para a sua marca, empresa ou ação, conheça a estratégia e as ideias criativas dos 3 finalistas da categoria BuzzWorthy:

Caverna do Dragão (DPZ&T)

Campanha encabeçada pelo time criativo da DPZ&T, a Caverna do Dragão tinha o seguinte desafio: lançar a versão Renault Kwid Outsider, o modelo aventureiro que inaugurou o segmento "SUV dos compactos", e se conectar com o público 25+. Em linhas gerais, mais do que simplesmente anunciar a novidade, o lançamento teve que lidar com algumas limitações: a campanha, com menos budget em comparação com iniciativas anteriores, tinha que entregar resultados similares. Mas como fechar essa conta? Apostando na comunicação atrelada à cultura pop, gerando mais buzz e eficiência.

"Será que vão lançar o filme Caverna do Dragão?" Partindo dessa especulação sobre o desenho, algo que já tinha força no YouTube, o time criativo se apropriou desse anseio para expandir a conversa com o público. Esse sentimento nostálgico foi a peça central para criar uma conexão com o lançamento do novo carro da Renault, explorando um resgate desses heróis de quem passou a infância no final dos anos 80.

YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes

Para manter a audiência engajada, antes do episódio final em formato live action do desenho foram produzidos 3 minidocumentários sobre outros sucessos da década de 80. E mais: fotos foram vazadas e teorias a respeito de um possível relançamento do desenho foram criadas. Assim, o interesse em torno de Caverna do Dragão se manteve alto até o dia do lançamento do filme hero, que mostrava os guerreiros voltando para casa a bordo do Renault Kwid Outsider.

YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes

O entendimento do comportamento das pessoas no YouTube (seus gostos e que tipo de canais acompanham, por exemplo) e a conexão emocional com o público foram fatores decisivos para geração de buzz e para garantir o sucesso da estratégia.

YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes

Som do Silêncio (Artplan)

Mais do que comunicar uma ideia, uma campanha de sucesso busca influenciar um comportamento. Foi com essa premissa que a equipe criativa da Artplan desenvolveu o case #vctemvoz, uma ação para incentivar denúncias no canal 180 – Central de Atendimento à Mulher.

E para ter sucesso nessa missão, as protagonistas escolhidas para levar a mensagem adiante foram Simone e Simaria, dupla que se destaca por ser um dos principais nomes do "feminejo", um movimento feminino dentro de um gênero musical majoritariamente masculino. Além disso, elas somam mais de 9 milhões de seguidores no YouTube e já fizeram lives com mais de 1,5 milhão de acessos.

Foi assim que as cantoras mobilizaram fãs e geraram interesse na campanha, ao anunciar em seu próprio canal o lançamento de um novo videoclipe. Com uma audiência previamente atenta, na manhã do dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, o novo clipe foi ao ar, mas com um detalhe: era possível ouvir apenas o arranjo da música, mas a voz das cantoras, não.

O buzz em torno do lançamento foi grande — também impulsionado pelo conteúdo de outras influencers, como Taciele Alcolea, Mari Maria e Fabíola Melo. Quando, enfim, o clipe com a voz das cantoras foi lançado, o assunto já estava nos trending topics em redes sociais e sendo comentado em programas de televisão. A letra da música dava a mensagem: “Eu não calo a minha voz, vou gritar por todas nós”. Os números da campanha dão a dimensão do alcance da mensagem.

YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes

Youdonors (WMcCann)

A equipe da WMcCann tinha uma complexa equação nas mãos: conseguir novas doações para o Exército da Salvação, comunicando a atuação da ONG — tudo a custo zero. Para isso, seria necessário uma estratégia capaz de gerar muito interesse e engajamento trazendo para a campanha criadores protagonistas e sendo capaz de falar com o público mais diverso possível.

Foi então que surgiu a ideia de pedir para importantes criadores doarem vídeos que “não eram mais usados”. Sinalizando o possível sucesso da ação, veio o primeiro “sim” de um nome de peso: o Porta dos Fundos — um dos maiores canais do YouTube no mundo, com mais de 16 milhões de inscritos — topou o desafio, criando um verdadeiro efeito cascata entre vários criadores que abraçaram a causa.

YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes

Para os criadores que toparam a empreitada, a campanha indicava o seguinte: cada criador deveria publicar um vídeo dizendo que tinha muitos outros vídeos “sobrando” e que, por isso, decidiu doar um deles para o Exército de Salvação, deixando claro que toda a renda arrecadada com os views daquele vídeo seria doada para instituição.

Mais do que arrecadar fundos, a doação de vídeos serviu como uma espécie de corrente do bem: criadores como Drauzio Varella, Mauricio Meirelles, Nerdologia, Assinatura de Estilo e Desimpedidos colaboraram com o Exército da Salvação e multiplicaram conversas sobre a ONG. Essa estratégia só poderia funcionar no YouTube, plataforma onde é possível converter um investimento zero em uma campanha sólida, com mídia espontânea.

YouTube Works 2020: cases que geraram buzz para garantir resultados mais eficientes
YouTube Works Brasil 2020: como a eficiência criativa foi decisiva na conquista de resultados de negócio