De Play em Play

Todos os caminhos levam ao youtube. então, pode anotar: se você está online, uma hora vai dar play aqui.

 

Tem 1,5 bilhão de pessoas logadas no mundo acessando o YouTube todo mês. E elas passam mais de uma hora por dia no mobile assistindo a vídeos na plataforma.
FONTE: DADOS INTERNOS YOUTUBE, GLOBAL – MAIO DE 2017

No Brasil, 95% da população online acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês. São 98 milhões de brasileiros conectados.
FONTE: COMSCORE MULTI-PLATFORM, 2014-2017, BRASIL.

Porque o YouTube tem tudo. E tem todos.

O YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes A, B e C.

Os millennials moram aqui. 96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube.

O YouTube atravessa gerações. 60% das pessoas acima de 36 anos que consomem conteúdo de música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol no youtube acessam a plataforma uma vez ou mais por dia.

E a diversidade tem passe livre. 10% dos consumidores de YouTube se declaram LGBT+.

FONTE: PESQUISA GOOGLE E REDS COM CONSUMIDORES BRASILEIROS ONLINE – MAIO DE 2017.

O play aqui é certeiro.

Quem consome música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol no YouTube acredita que ele é o melhor lugar em toda a internet pra assistir a vídeos de seus interesses. Isso é 3x mais que em TV aberta e 2x mais que em redes sociais. E eles acessam o YouTube aproximadamente 4x a mais que as pessoas que usam a internet no geral.
FONTE: PESQUISA GOOGLE E REDS COM CONSUMIDORES BRASILEIROS ONLINE – MAIO DE 2017.

demos-intro-01

Existia vida Pré-YouTube?

63% dos consumidores de afinidades no YouTube dizem que não conseguiriam viver sem a plataforma.

Tem liberdade e lugar de sobra pra todo mundo. 54% acreditam que a essência do Youtube é a liberdade de expressão; 41% acreditam que é a diversidade; 26% acreditam que é a autenticidade.

E YouTube também é escola. Para 31%, a plataforma é uma fonte de aprendizado. Para 47%, consumir informação é buscar por novidade (37%) e cultura (20%).

É diploma na parede e vídeo na tela.

88%dos consumidores de afinidades no youtube têm ensino médio ou superior completo. 68% são de classe ab.

E por que o YouTube é diferente?

87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser; 78% concordam que aqui é o lugar para encontrar os conteúdos mais autênticos.

Conteúdo também é produto

Quem assiste a afinidades é 1,3 vez mais propenso a comprar alguma novidade.

65% dos consumidores de moda & beleza estão planejando comprar roupas e acessórios; 55% dos consumidores de gaming estão planejando comprar equipamentos eletrônicos.

Eles sabem o que querem. 9 em cada 10 usuários de afinidades tomam decisões de compra sozinhos ou fazem parte da decisão de compras da sua casa.

Mas, antes de comprar, dá-lhe vídeo. 38% dos consumidores de afinidades no YouTube buscam assistir mais a vídeos relacionados à compra da categoria e cerca de 30% realizam uma compra.

Família que dá play unida permanece unida.

Quase metade dos usuários de YouTube tem filhos 46% e deles 74% têm filhos com até 13 anos de idade.

Qual seu assunto favorito?

Pode ser música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol. 77% das pessoas assistem a esses conteúdos no YouTube mensalmente. E assistem com frequência: em média 2 vezes mais que os consumidores no geral.

O que faz alguém decidir a que vídeo assistir?

Eles respondem que tem que ser relevante: 46%
Tem que ser envolvente: 39%
Tem que ser autêntico: 30%

E não é só assistir, é fazer acontecer. 40% costumam assistir a vídeos de tutoriais; 83% aprenderam a fazer algo novo nos últimos 6 meses graças aos vídeos do YouTube; 79% concordam que é melhor assistir a tutoriais no YouTube do que ler instruções.

YouTube é paixão + diversão + identificação.

86% acreditam que “É o lugar onde encontro conteúdo sobre temas que eu amo”. 84% concordam que “Morri de rir assistindo a um vídeo no YouTube no último mês.” 70% acreditam que “É o lugar onde eu me identifico (encontro conteúdo, youtubers, pessoas iguais a mim).”

Não importa o que você procura. tem aqui.

77% concordam que “achei um vídeo no YouTube que não consegui achar em nenhum outro lugar.”; 75% concordam que “no último mês, procurei o YouTube para assistir a um vídeo que todos estavam comentando.”; 64% procuraram recentemente no YouTube um vídeo nostálgico e amado do passado.

Zapeando no YouTube

59% concordam que é melhor ficar atualizado pelo YouTube do que vendo notícias; 46% concordam que assistem a programas de tv através do YouTube.

O que eles querem das marcas?

Dá uma olhada no que os consumidores de afinidades no youtube consideram de maior importância em branded videos: 80% que divirtam/entretenham; 79% que mostrem como usar seus produtos; 75% que proporcionem uma maneira de aprender mais sobre um assunto.

Se o vídeo é bom, é play no próximo.

50% dos usuários de afinidades no YouTube curtem/avaliam um vídeo assim que assistem. E cerca de 40% assistem a vídeos relacionados e buscam pesquisar mais sobre um assunto destacado neles.

Pular anúncio? depende.

68% dos usuários de afinidades no YouTube curtem ver propagandas que tenham a ver com o tema do vídeo ao qual vão assistir em seguida.

Uma dica? vá direto ao ponto. 68% dos usuários de afinidades gostam de vídeos de propaganda que são curtos.

Para caber na palma da mão.

96% dos consumidores de afinidades no YouTube acessam a internet todos os dias, principalmente através do smartphone (82%) e do computador (66%).

E ser visto pelos 4 cantos.

Porque eles acessam a internet em até 4 aparelhos diferentes. E, dos consumidores de YouTube, 85% já assistem a vídeos de qualquer lugar. 3 em cada 10 veem da rua ou no transporte mesmo.

E tanto faz se é retrato ou paisagem.

53% dos consumidores de YouTube declararam assistir a vídeos das duas formas, quase o dobro dos que assistem somente na posição paisagem (30%).

Mas à noite é mais gostoso. 4 em cada 10 consumidores de YouTube se conectam à plataforma entre 17h e meia-noite.

Enfim, livres!

Já não somos mais reféns do wi-fi. 76% é o número de consumidores de afinidades no YouTube que possuem pacote de dados no celular e assistem a vídeos online.

Outros insights

Música

Gastronomia

Gaming

Moda e Beleza

Futebol

Youtube Insights 2017