O segredo é o Carinho

Mamãe e vovó sabem disso faz tempo. E juntam todo mundo em volta da mesa com suas receitas inesquecíveis.

 

A gente se lembra porque é bom ou é bom porque a gente se lembra? Pode reparar: os sabores que vêm de família ou de uma boa história são aqueles que sempre voltam.

Quem nunca sentiu cheiro de bolo no forno e foi transportado na hora pra casa da vó? Ou ouviu o shhh da panela de pressão e até viu a mãe preparando uma feijoada? Comida e memória levam a gente pra casa, para aquela viagem inesquecível.

Tá na cara que comida não mexe só com o estômago. Muitas combinações têm o superpoder de despertar as nossas emoções e, numa só mordida, ganham outros significados.

O engraçado é que essas memórias são ao mesmo tempo extremamente pessoais e coletivas. Parece que todo mundo cresceu em volta da mesma mesa.

gastronomia-3

Do feijão da mãe ao purê do YouTube

Carla Trevisan, de Porto Alegre (RS), aprendeu a cozinhar vários pratos com sua mãe. Agora já se arrisca nas receitas com a ajuda do YouTube.

Base_Youtube_Gastronomia_V230.jpg

(Comida de) Mãe só muda de endereço.

A forma de acompanhar uma receita mudou bastante, mas as delícias que aquecem o estômago ainda são aquelas que a gente comia em casa, quando era criança, perto de quem a gente gostava. E quem diz isso não é nenhum cientista gastronômico analisando um brigadeiro no microscópio. É a voz do povo mesmo.

gastronomia-334

Pelo jeito, a panela veia continua fazendo comida boa. Só que agora a gente chama de vintage.

Depois da pesquisa no YouTube, vem a hora do preparo. Será que faltou alguma coisa?

Aqui, a memória afetiva é o próprio ingrediente secreto. Foi assim com o bolo de chocolate beeem fofinho que a vó da Tayná Santos, de Recife (PE), fazia. Ela conseguiu a proeza de recriar a receita entre um vídeo e outro. A partir daí, foi uma doçura nostálgica atrás da outra.

Base_Youtube_Gastronomia_V232.jpg

E a Luciene também aprendeu a misturar cozinha com afeto. É carinho de geração pra geração.

Base_Youtube_Gastronomia_V233.jpg

ENTRE E FIQUE COM VONTADE!

CULINÁRIA DE MÃE

Vamos ser sinceros: não tem culinária internacionalmente premiada que faça o que uma lasanha da mamãe faz por você. Esses cozinheiros sabem bem disso e sempre dão um jeito de salpicar comfort food à brasileira no menu dos seus canais. E, ó, vai sentando no sofá, que essa receita rende que é uma beleza!

GOURMET A DOIS
BANQUETE
v338V2
De Segunda à Festa