Introdução

Nós acreditamos que todos merecem ter voz e que o mundo é um lugar melhor quando a gente escuta, compartilha e se conecta através das nossas histórias.

 

O YouTube é um fenômeno no Brasil. A gente ama tanto esse negócio que somos os vice-campeões mundiais em horas assistidas. Então, não é à toa que o YouTube tem uma influência tão grande sobre o que é importante em conteúdo e cultura hoje.

Mas, pra gente conseguir entender isso a fundo, precisamos dar o play, aumentar o volume, e observar sem medo os novos comportamentos do consumidor.

No YouTube, são histórias reais, de pessoas reais. Porque ser humano é justamente o que mais inspira o próprio humano.

É no YouTube que as pessoas se relacionam com os assuntos que mais amam. Aqui, em vez de serem nichos, cada afinidade é gigantesca. O YouTube dá a chance, em larga escala, para que todas as pessoas possam se reconhecer nele.

86% das pessoas acreditam que a plataforma “é o lugar onde encontro conteúdo sobre temas que eu amo”.1 E a gente não pode nunca subestimar a conexão que as pessoas fazem quando conseguem se identificar, quando se sentem representadas. No mundo, 1,5 bilhão de pessoas logadas acessam o YouTube todo mês. E passam mais de uma hora por dia no mobile assistindo a vídeos na plataforma2.

O impacto dessa autenticidade se reflete em risadas, lágrimas, confissões, descobertas, questionamentos... e no seu imenso crescimento. Em 2 anos, a plataforma cresceu 54% e ganhou 35 milhões de novos usuários. Hoje são 98 milhões de pessoas conectadas3. E 95% da população brasileira online acessa pelo menos 1 vez por mês4. Aliás,  entre pessoas de 18 a 49 anos, o YouTube é maior que a TV a cabo5.

Quando todo mundo tem espaço, a liberdade se expressa em novos formatos e possibilidades.

Liberdade de expressão, diversidade e autenticidade são valores centrais do YouTube. Ele se constrói com as vozes de todos, criadores e marcas. O que fazer com toda essa liberdade? Não tema. Este conteúdo existe pra te ajudar com isso. Para gerar insights capazes de virar conteúdo e expressar as mensagens que precisam ser ditas.

 Então, se você tem esse livro em mãos, é porque também tem algo a dizer. Aqui, temos um resumo do que é tendência nos últimos meses, em Música, Gastronomia, Gaming, Moda & Beleza, e Futebol. No fim, é só um gostinho, dentro de um universo enorme, mas esperamos que possa trazer muitos insights e inspiração para você fazer trabalhos incríveis e de grande impacto na construção de marcas. O Brasil e o mundo todo estão com o dedo no play, prontos para ouvir as histórias que você vai contar.

O YouTube é essencial para entender o que é importante em conteúdo e cultura hoje. Aproveite a leitura. Agora é sua vez de dizer o que vem depois do play.

Youtube Insights 2017