Esse tal de Rock 'N' Roll

Velhos clássicos, novos conceitos. O bom rock não morre nunca.

A NOSTALGIA VIVE AQUI.

 

Há algumas décadas existiu uma certa época mágica, embalada ao som de muita guitarra, bateria intensa e (muitos) cabelos ao vento. Hoje em dia a gente chama isso de nostalgia. Ou de rock mesmo. Pelo menos é o que dizem – e buscam! – os fãs do gênero no YouTube.

42

Qualquer estilo cabe no passado

A Idamara não é mais do pop que do rock, mas também usa a música para voltar no tempo e relembrar bons e velhos momentos.

43

O rock é um museu de grandes novidades. Sempre fresquinhas.

Os monstros sagrados do rock invadem até o mundo das artes. A banda Rolling Stones ganhou exposição em comemoração aos seus 50 anos de carreira na galeria Saatchi, em Londres. A Beatlemania Experience é uma mostra idealizada por produtores brazucas, em parceria com o governo inglês, e vai rodar o mundo depois de estrear em São Paulo. E a casa – com estúdio de gravação – do Prince, chamada de Paisley Park, virou um museu aberto ao público.

Saudade do som que você não viveu? Então dá um play e resolve isso logo!

44

O que é bom o tempo não apaga.

Eles não foram extintos! Alguns grandes ídolos do rock ainda estão na ativa e tocaram o terror no Festival Desert Trip, que rolou na Califórnia em 2016. Os 140 mil ingressos se esgotaram em 3 horas, e o show teve o maior faturamento da história para um evento ao vivo: US$ 140 milhões. A média de idade dos artistas? 72,5 anos. Por isso, o encontro ganhou o apelido de Oldchella, uma brincadeira com esses vovôs e o Coachella.

O rock prova que dinossauros existem. E ainda dão shows, entrevistas e muita grana para a indústria da música.

Guitarra velha na bolsa e pé na estrada.

Ninguém deixa o rock morrer! Muito menos os próprios roqueiros. Axl Rose e Slash fizeram as pazes e decidiram sair em turnê pelo mundo. Já o Queen ganhou fôlego extra com Adam Lambert nos vocais. E, se a idade traz sabedoria, bora contar essa história em um livro. Bruce Springsteen acabou de lançar sua autobiografia, “Born to Run”.

O rock sempre encontra novas formas de detonar por aí. E a galera se joga no palco pela tela do YouTube

music-45-v2

FIM DAS BRIGAS, LET’S ROCK!

A turnê “Not in this Lifetime” foi marcada pela reconciliação de Axl Rose com Slash.

Guns n' Roses VEVO

A RAINHA NÃO MORREU

A última turnê e a ressurreição do Queen, em parceria com Adam Lambert, foi marcada por muito amor e nostalgia pelo rock.

Queens Official

NASCIDO PARA CORRER

O mestre Bruce Springsteen fala sobre seus dias selvagens na sua autobiografia comentada, “Born to Run".

CBS Sunday Morning - Bruce Springsteen on writing his autobiography

ELES VÃO, MAS FICAM

Chega o momento em que as grandes estrelas vão brilhar em outro lugar. E quando isso acontece, o amor pelo seu trabalho cresce ainda mais. Em 2016, perdemos Bowie, Prince, George Michael e Leonard Cohen. Mas isso não quer dizer que seu talento e suas canções também foram embora. As homenagens são muitas, de muitas formas diferentes.

Fã de rock é fã pra sempre. E descobre vários jeitos de deixar seus ídolos solarem eternamente entre nós.

No YouTube, os tributos ganham vozes conhecidas de artistas que também se assumem fãs.

FICA, BOWIE!

Artistas de todo o mundo fazem homenagens ao músico no Isle of Wight Festival, cantando alguns dos seus maiores sucessos.

Isle of Wight Festival

PEGA ESSA CARONA

Chris Martin, do Coldplay, faz uma nova versão de Heroes junto com James Corden enquanto passeiam de carro.

Coldplay

PRINCESA DO ROCK

Podem existir muitos reis, mas só um Prince. Alicia Keys fez um tributo ao vivo para um “grande professor”

Alicia Keys

DE QUEM É A MÚSICA?

No YouTube vale tudo: cantar o som de outros músicos, fazer duetos e até arranhar nos improvisos. Para o Lauro, essa salada de frutas musical parece ser uma das partes mais legais da história toda.

46

Tem clássico que é novo

E tem sangue fresco esquentando a história do rock no YouTube. Existe vida e muito solo de guitarra novo despontando forte nos top 20 canais mais assistidos desse estilo. De macacos a dragões, passando pelos brasileiros da Supercombo. Se ainda não conhece, se liga aí, sempre é tempo de sacudir a cabeça.

Clássico indie

Os caras do Arctic Monkeys têm lançado um hit atrás do outro. E só falta mesmo o tempo passar pra gente falar: Olha, que clássico!

Arctic Monkeys

DE VITÓRIA PARA A HISTÓRIA

A Supercombo vem ocupando um espaço que estava gritando para ser preenchido: um lugarzinho no coração roqueiro do Brasil.

Supercombo

FOGO NOVO PARA O ROCK

O nome da banda é um anagrama e só os próprios membros entendem o que significa. Mas todo mundo já sabe que o som da Imagine Dragons é porrada!

Imagine Dragons
47
Funk-se