Expandindo o Conhecimento: Pesquisa e Descoberta na Era da IA
Host
Convidado
Publicado
Julho de 2025Compartilhe esta página
Expandindo o Conhecimento: Pesquisa e Descoberta na Era da IA
Julho de 2025A inteligência artificial tem transformado, cada vez mais, a forma como aprendemos, pesquisamos e resolvemos grandes desafios. Da aceleração de descobertas científicas à criação de soluções mais eficientes em setores como saúde, educação e administração pública, a IA pode abrir novos caminhos para o progresso em escala global. Mas como garantir que todo esse potencial gere impacto de verdade e chegue a mais pessoas, de forma responsável e inclusiva?
Assista a este episódio de AI Conversation, em que Ramiro Sanchez, Sr Marketing Director do Google América Latina, recebe Kent Walker, President of Global Affairs do Google & Alphabet. Eles conversam sobre como a IA pode ser transformadora através da colaboração entre governos, empresas e universidades, destacando exemplos inspiradores da América Latina — de pesquisas científicas de ponta a startups que estão se tornando motores de inovação na região.
Cadastre-se e receba em primeira mão, direto do Think with Google para o seu e-mail, insights sobre consumo, ideias e estratégias.
Ramiro: A inteligência artificial já está transformando a forma como aprendemos, descobrimos e resolvemos problemas. Desde avanços na ciência, como prever estruturas de proteínas, até acelerar o desenvolvimento de medicamentos, a IA está melhorando nossas vidas.
Nosso convidado de hoje é Kent Walker, presidente de Assuntos Globais do Google. Vamos discutir como a IA abre novos caminhos para o progresso, através da ciência, inovação e colaboração entre setores.
Ramiro: Olá, Kent. Obrigado por estar aqui. Estamos vivendo um momento muito especial na história. O que torna esse momento tão único?
Kent: O que estamos vendo em IA é realmente extraordinário. Falamos sobre expandir do cotidiano para o extraordinário. A velocidade e a escala dessas mudanças são notáveis.
Na escala, estamos vendo avanços econômicos impressionantes. A McKinsey aponta que a IA vai agregar US$ 22 trilhões em valor à economia global nos próximos anos — isso é mais do que toda a economia dos EUA.
E a velocidade dessas mudanças também é impressionante. A IA é uma tecnologia de uso geral. Ela tem aplicação não só em chatbots, mas também em saúde, ciência de materiais e saneamento de água para pessoas no mundo todo. É um momento extraordinariamente empolgante.
Ramiro: Esse ritmo acelerado já está permitindo descobertas incríveis em uma velocidade que nunca vimos antes. Como o Google está colaborando com a academia e instituições científicas para viabilizar isso?
Kent: Um exemplo é nossa tecnologia AlphaFold, que está ajudando a resolver um desafio científico de 50 anos sobre como as proteínas se dobram no corpo humano. Ao compreender isso, estamos agora trabalhando com mais de 2,5 milhões de pesquisadores em todo o mundo para avançar na cura de doenças e diagnósticos. Os primeiros medicamentos gerados por IA devem entrar em testes clínicos até o final deste ano. É mesmo um momento muito empolgante.
Também estamos colaborando com pesquisadores aqui no Brasil — na USP e em outras instituições — para promover a IA responsável e entender como a sociedade pode usar essas ferramentas com boa governança.
Ramiro: Está mais do que claro que os países líderes em IA vão moldar o futuro. Na sua visão, qual é o papel dos governos nessa nova mudança de paradigma?
Kent: Costumamos dizer no Vale do Silício que quem vence as corridas tecnológicas não são necessariamente os primeiros países a inventar a tecnologia, mas sim os que melhor a implementam.
Por isso, precisamos trabalhar junto com governos no Brasil e em toda a América Latina para garantir que as pessoas adotem essas novas ferramentas. À medida que vemos os governos começando a utilizá-las, as empresas também acompanham.
Hoje, temos centenas de startups em todo o Brasil participando de nossos programas. E o próprio governo — estamos trabalhando com a FGV para ajudar a capacitar e treinar cada vez mais servidores públicos, em todos os níveis, para que compreendam o poder da IA na melhoria dos serviços públicos.
Ramiro: Você falou sobre governo e sobre academia, mas a inovação também está surgindo de baixo para cima — principalmente por meio das startups. O que torna o cenário de startups na América Latina tão particular?
Kent: A América Latina tem uma enorme vantagem porque existe muito entusiasmo em relação à inteligência artificial. É uma das regiões mais otimistas do mundo — e esse otimismo é uma vantagem estratégica.
Vemos as pessoas adotando e usando IA em suas vidas diárias. Existem mais de 630 startups em toda a LATAM trabalhando com nossos programas do Google for Startups e aplicando IA em seus negócios.
Isso vai desde empresas como a Huna, aqui no Brasil, que usa IA para aplicações médicas, até empresas como a K-AI, no México, que ajuda as pessoas a gerenciar agenda e planejar o tempo.
Portanto, é uma oportunidade fértil e empolgante para que empresas de todos os tamanhos mudem sua forma de operar. É realmente um momento notável para a inovação no Brasil, na América Latina e em todo o mundo.
Ramiro: Está claro que a IA é muito mais do que uma nova tecnologia — ela está mudando a forma como fazemos as coisas. Então, obrigado por estar conosco aqui e compartilhar sua visão.
Kent: Ramiro, foi um grande prazer. Estamos muito animados com essa nova era de inovação impulsionada pela IA e ansiosos para trabalhar com pessoas em todo o Brasil e América Latina para que isso seja um sucesso para todos.
Ramiro: Obrigado, Kent!
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
Vídeo
VídeoO grande salto criativo: o poder transformador da IA além da produtividade
Assista agora -
Vídeo
VídeoAI Skilling: Caminhos para o crescimento de carreira e negócios
Assista agora -
Artigo
ArtigoSustentabilidade integrada: como a IA ajuda marcas a alinhar performance e impacto
-
Vídeo
VídeoComo startups de saúde estão inovando com o apoio da IA?
Assista agora -
Artigo
ArtigoComo a IA generativa está redefinindo criatividade, eficiência e governança ética nas empresas
-
Vídeo
VídeoPrevenindo epidemias com IA, dados — e mosquitos
Assista agora -
Vídeo
VídeoIA no iFood: da escolha ao pedido, tudo com mais inteligência
-
Artigo
ArtigoAlém dos descontos: A Black Friday de 2025 e o papel da IA no crescimento de marcas