9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

Janeiro de 2021

São muitos os recursos disponíveis ao criar uma campanha de Google Ads. Seja para melhorar a performance, seja para conquistar mais clientes, o Google Academy traz uma série de nove treinamentos com 9 dicas rápidas de Shopping, Vídeo, Search Ads 360, Apps, Smart Bidding, DSA, Performance Planner, Optimization Score e Display. Nessas sessões, os especialistas mostram, de maneira clara e simples, quais são os melhores caminhos na hora de criar e gerenciar uma campanha. Veja 9 dicas para ter mais eficiência em seus anúncios:

1. Mantenha o feed do Google Shopping completo e atualizado

Um feed de qualidade garante mais performance, mais cliques, e, consequentemente, mais vendas, ensina o estrategista de contas Thiago Chichorro. Atributos como título, descrição, categoria e product type são muito importantes. Para garantir uma melhor entrega nas campanhas de Shopping, atualize e revise o feed, veja as negativações e erros e faça os ajustes necessários.

9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

2. Ao criar campanhas de vídeo, utilize criativos com storytelling invertido

Diferentemente do formato padrão de mídia offline, o clímax da sua narrativa no YouTube deve estar nos 5 primeiros segundos do seu vídeo, explica a especialista Camila Pinazza. Para aproveitar esse momento, garanta que todas as informações relevantes estejam concentradas nesses segundos iniciais.

9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

3. Traga as análises de planilha para o Search Ads 360

Com as planilhas da plataforma você pode acompanhar a performance das suas campanhas, economizando tempo. Elas têm diversas opções de análise, permitindo entender a variação entre períodos, quais campanhas com as melhores e piores performances e a projeção do resultado. É possível criar regras na planilha para que elas respondam às condições dessas fórmulas e façam otimizações automáticas, como pausar, ativar ou alterar o orçamento, lembra a especialista Ana Decloedt.

9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

4. Utilize anúncios que demonstram o uso do seu app

Criativos que demonstram o uso do aplicativo costumam ter bons resultados de performance. Além disso, teste várias mensagens e linhas criativas para atingir o maior número de usuários ao trabalhar campanhas de app. Não se esqueça de ter todos os principais formatos nos seus grupos de anúncio, com imagens em formato paisagem, retrato e quadrada, lembra a estrategista de contas Nathalia Macedo.

5. Evite alterações constantes ao usar campanhas inteligentes

Não é recomendado fazer ajustes constantes em campanhas de Smart Bidding. Isso porque o algoritmo precisa de estabilidade para trabalhar e entender o objetivo que foi definido, explica o especialista Inácio Marques. Quanto mais estável for essa meta, e quanto menos alterações ela tiver durante o caminho, mais fácil será para o algoritmo alcançar a meta definida. Se for necessário fazer ajustes, faça-os de maneira gradativa, para minimizar o impacto no aprendizado do algoritmo.

9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

6. Crie sempre três anúncios por grupo em campanhas de DSA

Campanhas de DSA — Dynamic Search Ads ou anúncios dinâmicos da rede de pesquisa — devem ser criadas com três anúncios por grupo para aumentar a CTR, ou seja, a relevância do anúncio. Essa prática também dá margem para o sistema rotacionar e otimizar os anúncios, ajudando o trabalho do algoritmo e melhorando os resultados da campanha, explica a especialista Carol Metsik.

7. Expanda suas palavras-chave com o Optimization Score

Dê uma atenção especial às recomendações de adicionar palavras-chave na sua conta ao usar a pontuação de otimização. A ferramenta pode encontrar palavras e variações que você não tinha pensado quando criou sua campanha, lembra o estrategista de contas Guilherme Cunha. Assim, você tem certeza de que está cobrindo todas as oportunidades disponíveis no mercado. Não é preciso aplicar todas as palavras que o sistema recomenda: você pode dispensar palavras que não fizeram sentido no contexto, o que ajuda o sistema a funcionar melhor e trazer melhores recomendações no futuro.

9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

8. Ao usar o planejador de desempenho, fique atento ao período considerado no plano

O período de um plano feito com o planejador de desempenho é uma variável importante. Quanto mais longo for o período escolhido e mais distante for a data de início, menor a precisão das estimativas. Por isso, em momentos dinâmicos, é melhor escolher períodos mais curtos, entre 7 e 14 dias, e não muito distantes da data atual, recomenda João Saran, estrategista de contas.

9. Consulte os insights de público-alvo para adicionar novas audiências em campanhas de Display

O Google Ads disponibiliza um relatório de audiência que mostra qual segmento de mercado tem maior índice de afinidade com a audiência do seu negócio. Esse relatório ajuda a conhecer melhor seu público e os grupos de usuários com maior propensão à conversão. Use esse relatório para adicionar novas audiências dentro das campanhas de Display, recomenda o especialista Ivan Cassettari.

9 dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios

O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.

Campanhas online em datas sazonais: aprenda a usar recursos para criar anúncios mais relevantes e eficazes