Ferramentas gratuitas para ajudar a expandir os negócios da sua micro, pequena e média empresa

Dezembro de 2020

A presença online é essencial para ampliar o alcance da sua marca ou empresa. E não é preciso ter um grande orçamento para isso: o Google oferece diversas ferramentas gratuitas para expandir seus negócios. No Google para PMEs você encontra treinamentos e cursos online que ajudam a migrar seu negócio para o ambiente online. Já o Google Academy reúne insights e conteúdos para empresas de todos os tamanhos. Selecionamos três lives que explicam em detalhes como usar ferramentas gratuitas para aumentar e monitorar a presença online da sua micro, pequena ou média empresa e garantir melhores resultados.

O primeiro passo para garantir a presença online da sua micro, pequena ou média empresa é criar um perfil comercial no Google Meu Negócio. Ele funciona como uma ficha técnica da empresa e faz com que ela apareça nas buscas – como, por exemplo, quando um usuário procura por um tipo de produto ou serviço na sua região pelo Google Maps.

Ferramentas gratuitas para ajudar a expandir os negócios da sua micro, pequena e média empresa

Desta forma, seus clientes – já existentes e potenciais – se mantêm informados sobre horário de funcionamento, telefone e outros dados atualizados sobre o negócio. Além disso, é possível também ter um feedback dos usuários sobre seus produtos e serviços.

Ferramentas gratuitas para ajudar a expandir os negócios da sua micro, pequena e média empresa

Para tirar o maior proveito da ferramenta, é importante mantê-la o mais atualizada possível. Mudanças no horário de funcionamento, incluindo informações sobre feriados, devem sempre ser sinalizadas. Adicionar atributos é uma maneira rápida de informar os clientes sobre características específicas do seu negócio: se faz entregas em casa, se tem retirada na loja ou mesmo se é administrado por mulheres. Ativar as mensagens e confirmar o número de telefone permite criar um canal direto de comunicação com o cliente.

O perfil comercial também permite postagens, por isso aproveite para divulgar novos produtos e serviços, atualizar os clientes sobre o estoque ou mesmo criar ofertas. Além disso, é possível criar um site grátis para a sua empresa. Assim, seu perfil fica ainda mais completo e ganha credibilidade, aumentando as chances de ser clicado e de conquistar clientes.

Ferramentas gratuitas para ajudar a expandir os negócios da sua micro, pequena e média empresa

Outra ferramenta gratuita é o Google Analytics, que mensura o tráfego do seu site e aplicativo, ajudando a entender o comportamento do usuário. Com esses dados, é possível avaliar o desempenho dos produtos, do marketing e do conteúdo das plataformas digitais. Dentro da ferramenta existe o Intelligence, uma solução que fornece automaticamente insights com dados das principais mudanças, tendências e oportunidades que você deve conhecer. Assim, fica mais fácil usar os dados para direcionar campanhas de Google Ads e conquistar mais clientes.

Ferramentas gratuitas para ajudar a expandir os negócios da sua micro, pequena e média empresa

O Google Analytics fornece relatórios completos, mostrando as páginas mais visitadas do seu site, quais outros interesses os usuários têm — e mais. Com esses dados, é possível adaptar sua plataforma digital de forma a manter mais pessoas conectadas e também atrair novos clientes.

Um dos principais recursos da plataforma é a criação de metas, que permite entender se os objetivos do site estão sendo atingidos. As metas permitem contabilizar se os usuários estão chegando a uma página desejada (meta de destino) ou se um vídeo foi visualizado (meta de evento).

Ferramentas gratuitas para ajudar a expandir os negócios da sua micro, pequena e média empresa

O Google Tag Manager é outra ferramenta gratuita que ajuda a acompanhar o comportamento dos usuários no site da sua empresa. Tags são códigos executados em uma página que enviam informações do seu site para terceiros. Elas podem, por exemplo, informar o Google Analytics que certa página foi visitada, ou dizer ao Google Ads que um cadastro foi efetuado. Assim, é possível monitorar os resultados e conversões.

O Tag Manager evita que você tenha que copiar e colar esses códigos em seu site, manualmente ou com ajuda de um programador, pois já as aciona em todas as páginas. Ele oferece tags que se integram com outras ferramentas do Google, com modelos prontos adaptados às demandas de Ads, Analytics e outros. Também é possível habilitar códigos de terceiros, já integrados à ferramenta, ou mesmo personalizar tags que ainda não têm suporte nativo do gerenciador.

Essas ferramentas e recursos citados nas lives permitem aumentar e monitorar a presença online do seu negócio de maneira gratuita. Mas ainda há muitas outras soluções gratuitas para os micro, pequenos e médios empreendedores no Google Academy. Explicamos como usar as ferramentas Google para gerar insights, como usar o Google Meet para videoconferências sem complicação, e também falamos de recursos avançados de Analytics para experts.

O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.

Google Academy: treinamentos e insights de negócios