Um passo a passo para pequenas e médias empresas levarem seus negócios para o universo online

Fevereiro de 2021

Teletrabalho, videochamadas e compras online: o mundo atual depende cada vez mais do digital para garantir o distanciamento e a segurança de todos em meio à pandemia de COVID-19. Mas como levar sua pequena e média empresa de vez para o digital, seja para adaptar e facilitar os processos durante o teletrabalho, seja para conquistar mais clientes e investir no e-commerce? Os quatro treinamentos do Google Academy destacados a seguir trazem dados e ferramentas — muitas delas gratuitas — para digitalizar a sua PME. São soluções de anúncios, captação de clientes e comunicação interna online que vão impulsionar seu negócio.

O primeiro passo para garantir a presença online da sua micro, pequena ou média empresa é criar um perfil comercial no Google Meu Negócio. Ele funciona como uma ficha técnica da empresa, mostrando endereço, telefone, horário de funcionamento, telefone e outros dados atualizados sobre o negócio. Christiane Silva Pinto, Gerente de Marketing do Google Meu Negócio, lembra que a ferramenta é gratuita e coloca a sua empresa nos resultados das buscas – como, por exemplo, quando um usuário procura por um tipo de produto ou serviço na sua região pelo Google Maps.

Um passo a passo para pequenas e médias empresas levarem seus negócios para o universo online

O Google Meu Negócio também funciona como um canal de comunicação entre a sua PME e os clientes — já existentes ou em potencial. É possível ter um feedback dos usuários sobre seus produtos e serviços, ativar as mensagens para tirar dúvidas diretamente com os clientes e até criar postagens para divulgar novos produtos e serviços, atualizar os clientes sobre o estoque ou mesmo criar ofertas. Além disso, é possível criar um site grátis para a sua empresa, o que ajuda a ganhar credibilidade e fazer o seu negócio ir mais longe.

Para quem quer proporcionar uma experiência omnicanal aos clientes, Leo Marassi, Online to Offline Lead no Google, mostra quais as melhores ferramentas para integrar os canais físico e digital da sua empresa. Com a pandemia, 7 em cada dez pessoas passam menos tempo nas lojas físicas1, por isso proporcionar informações claras sobre seus produtos e serviços online é essencial para ajudar os usuários a serem mais objetivos em suas saídas.

Um passo a passo para pequenas e médias empresas levarem seus negócios para o universo online

Com o Local Inventory Ads é possível mostrar quais produtos podem ser retirados na loja em seus anúncios de Shopping. A ferramenta também permite mostrar o estoque disponível nas lojas físicas, para que o cliente que prefere comprar offline não perca a viagem. Para captar os usuários que pesquisam no mundo digital, mas compram nas lojas físicas, a Automação Omni trabalha com machine learning para analisar os resultados do seu investimento digital tanto no online quanto no offline. Uma outra solução são as campanhas locais, que conversam com o usuário que tem predisposição a comprar na loja física e entrega a mensagem da sua empresa em diversos canais: YouTube, Rede de Display, Maps, Rede de Pesquisa e o perfil da empresa no Google Meu Negócio.

Os consumidores buscam marcas que atendam às suas necessidades e com as quais eles possam se conectar. Por isso, gerar leads de qualidade é a melhor estratégia para ampliar seu negócio usando o marketing digital. No treinamento acima, Camila Costa, Automation Product Lead no Google, mostra várias estratégias e soluções para aumentar a qualidade dos leads sem perder o volume das compras. Uma delas é usar os Lances Inteligentes, escolhendo as estratégias adequadas para otimizar os objetivos de negócio automaticamente. Não se esqueça de analisar sua pontuação de otimização semanalmente, ajustando as palavras-chave e a previsão de performance para alavancar os processos dos lances inteligentes.

Um passo a passo para pequenas e médias empresas levarem seus negócios para o universo online

Além de maneiras fáceis de conquistar e se comunicar com clientes, existem também ferramentas gratuitas para organizar os fluxos da sua empresa. Na sessão acima, apresentada por Christiane Silva Pinto, Gerente de Marketing do Google Meu Negócio, e o time composto por Rafael Pereira, Gerente do Programa de Parcerias do Google Cloud, José Neto, Cloud Customer Engineer e Marcos Barcellos, Engenheiro de Google Cloud Latam, você vê, na teoria e na prática, como as soluções do GSuite podem facilitar o dia a dia do seu negócio.

Num momento em que muitos estão trabalhando de casa, os bate-papos do Hangouts agilizam a comunicação entre a equipe ou mesmo com clientes e fornecedores, enquanto o Meet permite fazer videoconferências. Com o Google Formulários é possível fazer pesquisas de satisfação de forma simples, e com a Agenda você pode organizar o calendário e convidar pessoas para reuniões. Ferramenta conhecida de muitos, o Gmail tem funcionalidades que nem todos conhecem e usufruem, como a programação de emails para o dia seguinte — evitando as mensagens fora do horário comercial.

Um passo a passo para pequenas e médias empresas levarem seus negócios para o universo online

Feitas especificamente para ajudar na digitalização das pequenas e médias empresas, duas ferramentas gratuitas que podem impulsionar seu negócio são o Kit de Marketing e o Google para PMEs. A primeira cria gratuitamente adesivos, cartazes e imagens personalizadas para ajudar na rotina das redes sociais de quem está no Google Meu Negócio. Já a segunda é um hub com dicas, tutoriais e conteúdos que ensinam como gerenciar sua presença online, se manter conectado com os clientes, e quais as tendências de mercado atuais.

O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.

Recalculando rotas: aprendizados do Waze para as sazonalidades de 2021