Neste ano, a Claro apresentou seu novo posicionamento de marca quebrando paradigmas do mercado de telecomunicações: além de decretar o fim da cobrança por ligações em seus planos pós-pagos, fez seu primeiro lançamento de campanha digital first, usando a estratégia de Blast do Google. Confira o que estimulou a empresa a inovar no segmento e os resultados gerados com essa mudança de mentalidade.
Objetivo
Gerar Awareness de marca e aumentar o número de conversões por meio de um lançamento de campanha prioritariamente digital.
Abordagem
Brandformance de ponta a ponta (captura de dados > dados em inteligência > criativos assertivos).
Resultados
Alcance de 63MM de pessoas;
Rentabilidade de mídia 67% melhor em relação à TV;
38MM de views (vídeo mais assistido da história dentro do segmento móvel de Telecom no Brasil);
Crescimento de 8% no interesse pela marca, enquanto a categoria caiu 7%;
Aumento de 181% nas vendas on-line após o período da campanha
No Brasil, 63% da população conectada já considera o YouTube como um substituto da TV aberta. A plataforma alcança mais de 103 milhões de brasileiros e 22% do público online assiste a menos de 7 horas de TV por semana, enquanto passa mais de 15 horas semanais com os olhos grudados em vídeos digitais, seja em dispositivos móveis, computadores ou smart TVs.
![Case Claro](https://storage.googleapis.com/twg-content/original_images/twg_graphic1_case_claro.png)
Apesar destes números, muitas marcas continuam investindo de forma muito tradicional por aqui, concentrando a maior parte de sua verba de mídia na TV. Aproveitando o lançamento de seu novo posicionamento da marca, eles decidiram apostar na rentabilidade e engajamento do meio digital para incrementar as conversões e pisar ainda mais firme no território de conteúdo, reforçando sua nova proposta de valor, onde vender planos de telefonia móvel e aparelhos celulares não é a mais sua única premissa de negócio.
Mas como impactar o público de forma massiva usando apenas os meios digitais? Bem, 103 milhões de brasileiros estão no YouTube e esse é um número que não deve nada aos programas de maior audiência da TV. Tudo o que a Claro precisava era de um jeito para falar com toda essa gente de uma só vez: é aí que entra o Blast.
"O Blast evidencia não só o alcance, mas a alta velocidade de resposta e resultado que o Youtube é capaz de entregar. Com essa entrega de mídia concentrada em poucos dias, temos um grande alcance, igual ou maior que o horário nobre da TV, com enorme rentabilidade e com a frequência necessária para gerar awareness."
- Rodrigo Lima, Business Executive do Google
O Blast é uma estratégia criada pelo Google Brasil, onde uma marca pode "dominar" nossas plataformas por um curto período para atingir um objetivo específico. Para a campanha da Claro, o Blast aconteceu no YouTube em seu lançamento com foco em impacto e cobertura, sendo seguido pela veiculação de Bumper Ads com customização baseada em dados e outras peças para incrementar a frequência.
Os resultados dessa estratégia foram impressionantes. Em pouquíssimos dias, a campanha obteve quase meio bilhão de impressões, impactando mais de 63 milhões de pessoas e conquistando 38 milhões de visualizações.
"Digital First, Data First e principalmente User First. Exploramos todo o potencial do BrandFormance nessa campanha, provando como é possível trabalhar todas as etapas do funil de forma eficiente, controlada e rentável."
- Talita Bieliauskas, Diretora de Planejamento da NewBlue.
Além disso, foram coletados 51 milhões de cookies, que oferecem à marca a possibilidade de continuar a conversa com sua audiência a qualquer momento e com mensagens personalizadas.
![case-claro-2](https://storage.googleapis.com/twg-content/original_images/twg_graphic2_case_claro_PKITtkR.png)
![graphic 3 claro](https://storage.googleapis.com/twg-content/original_images/twg_graphic3_case_claro-1.png)
"Assim como na TV, conseguimos atingir milhões de pessoas. Toda essa audiência captada foi trabalhada por meio de campanhas de remarketing, ou seja, mostramos o conteúdo certo de acordo com o interesse e afinidade de cada usuário”
- Denise Carvalho, Gerente de Digital da Claro.
"Com isso, construímos uma jornada assertiva que estabelece a melhor relação entre usuário e marca."
- Ane Lopes, Diretora de Comunicação da Claro.
Houve um tempo em que a opção inquestionável para estratégias de mídia com objetivo de cobertura era a TV. Mas as coisas mudaram e, com a campanha "Tô Dentro", a Claro teve a chance de experimentar as vantagens desse novo cenário. Hoje, as plataformas do Google têm um alcance tão abrangente quanto o da TV, oferecendo alta cobertura e possibilidades de segmentação muito mais variadas com custo menor e rentabilidade maior do que as campanhas off-line.
A Claro já comprovou a eficiência de campanhas digital first. E você? Está pronto para dar um Blast na sua marca?