Como o varejo pode se preparar para um fim de ano diferente

Setembro de 2020

O comportamento dos consumidores está mudando à medida que eles estão ajustando seus estilos de vida para ficar mais em casa, enquanto os varejistas trabalham a todo vapor para dar conta da sua demanda. As pessoas estão passando mais tempo do que nunca online, e recorrendo ao Google para explorar, pesquisar e planejar as suas compras — sejam online, sejam no “mundo real”.

Como consequência da COVID-19, estamos vendo diversas mudanças no comportamento de compra das pessoas, e elas deverão continuar ao longo das festas de fim de ano. Antes de mais nada, vale lembrar que o e-commerce se tornou a porta de entrada para os consumidores que estão planejando com mais cuidado suas visitas às lojas físicas. Além disso, os consumidores vão comprar coisas que importam — aproveitando promoções e descontos — e de marcas que tenham missão e valores claros. Por sua vez, os varejistas podem fazer contato com os consumidores nos momentos em que estes estiverem mais à vontade durante suas compras.

As ferramentas digitais podem ajudar os varejistas a se conectar com as pessoas enquanto elas planejam as suas próximas compras. Aqui vão algumas novidades nos nossos produtos que devem tornar esse processo ainda mais fácil.

Ajude os compradores nas suas visitas a lojas físicas

Em um esforço para se manterem seguros e confortáveis durante suas compras, os consumidores, antes de irem a lojas físicas, querem checar horários, confirmar estoques e explorar opções como a retirada em locais seguros. Uma pesquisa recente mostra que 67% dos compradores de fim de ano pretendem confirmar online se um item está em estoque antes de ir à loja comprá-lo.

O Google Maps se tornou uma ferramenta fundamental para alcançar e engajar os potenciais compradores quando eles estão planejando as suas visitas. Com as campanhas locais, você pode se conectar com clientes próximos quando eles estiverem pesquisando negócios como o seu no Google Maps, na busca do Google, no YouTube ou em Display. As empresas já estão usando as campanhas locais para informar sobre horários de abertura, dar atualizações sobre saúde e segurança ou destacar opções em loja, como retirada em local seguro e promoções em cada filial. Desde já, você pode otimizar as campanhas locais para indicadores de visita, tais como cliques em “direções” ou “chamadas”. Isso vai possibilitar que ainda mais empresas acessem as campanhas locais.

Como o varejo pode se preparar para um fim de ano diferente

As extensões de local também podem ajudar as pessoas a encontrar sua loja ao mostrar seus anúncios com o seu endereço, um mapa com a sua localização ou a distância até o seu estabelecimento. Agora ficou fácil para varejistas e grandes redes definirem extensões de local ao selecionarem as posições de suas lojas a partir de uma lista com curadoria do Google. Com apenas alguns cliques, escolha a rede que você quer promover criando rapidamente uma extensão de local. Da nossa parte, vamos fazer uma revisão para garantir que a rede combine bem com o seu negócio, usando sinais como domínio e país do website. Depois disso, você pode usar grupos de locais para filtrar posições específicas dentro dessa rede. As listas de localidades com curadoria do Google permitem que você use a mesma informação de local que alimenta o Google Maps.

Como o varejo pode se preparar para um fim de ano diferente

Como varejista, você deve ter muitas coisas para administrar nesses tempos difíceis. Ainda assim, não se esqueça de manter atualizado o seu perfil do Google Meu Negócio, caso mudem os horários de abertura ou seus procedimentos de operação.

Destaque suas promoções por todo o Google

Com a preocupação com a economia, os comportamentos de busca por boas ofertas se intensificaram. Estejam as pessoas decidindo comprar online ou em lojas físicas, elas querem descontos: nada menos que 58% dos compradores de fim de ano vão esperar para comprar presentes até que eles estejam em promoção.1

Este ano, estamos fazendo mais para ajudar você a ser descoberto pelos caçadores de descontos do fim de ano. Nos EUA, compradores em busca de itens com desconto na Black Friday vão ver filtros expandidos em google.com/shopping. As promoções que ocupam esses filtros de venda — e que, em média, aumentam as taxas de conversão em 28% — vão ser mais fáceis e rápidas de usar.2 Nossos clientes dos EUA, por exemplo, vão poder fazer liquidações-relâmpago e dar descontos de última hora aprovando promoções quase instantaneamente em cima de ofertas elegíveis e editando facilmente as promoções em andamento.

Confira insights e estratégias das marcas e do Google

Estamos aqui para ajudar você, aconteça o que acontecer — inclusive para uma temporada de fim de ano diferente de todas as outras. Para mais detalhes sobre como se preparar para essa época do ano e além, inscreva-se para ver o vídeo on demand (em inglês) do nosso evento Think Retail on Air, em que marcas como Walgreens, Petco e lululemon, além do Presidente do Google para o Comércio, Bill Ready, e a Diretora da Indústria de Varejo, Sarah Travis, trazem insights de consumo, tendências e estratégias para ajudar a lidar com esse ambiente em transformação.

Como o varejo pode se preparar para um fim de ano diferente

O comportamento dos consumidores está mudando rapidamente, e isso torna cada vez mais difícil se manter como varejista. Por isso, estamos aqui para ajudar você a conectar as pessoas às suas lojas e às coisas que você vende — seja online, seja nas lojas físicas — durante essa temporada de fim de ano, e além dela.

YouTube Works Brasil 2020: como a parceria com criadores é estratégica para gerar bons resultados