O que os treinamentos mais vistos do Google Academy em 2020 nos ensinam em 2021

Fevereiro de 2021

Para entender a rotina e o comportamento dos consumidores durante a pandemia, adaptar-se a cada fase desse novo momento que todos passamos a viver e criar anúncios mais eficazes em meio à onda do consumo digital, muita gente recorreu aos treinamentos com dados e insights fornecidos pelo Google Academy. E os vídeos mais vistos do ano passado continuam conversando com muitas das necessidades das empresas e dos profissionais de marketing neste novo ano. Elencamos abaixo as principais lições destes treinamentos que não devem ser esquecidas em 2021.

As mudanças causadas pela pandemia do coronavírus demandaram uma adaptação rápida dos negócios. Isso trouxe diversos aprendizados de gestão de crise que deixaram as empresas preparadas para o contexto atual, que ainda é de imprevisibilidade. Em apresentação do Google Academy, Adriano Nasser, Head of Channel Sales no Google, destaca os principais aprendizados de 2020, que podem ajudar em outros momentos de crise:

O que os treinamentos mais vistos do Google Academy em 2020 nos ensinam em 2021

Nasser também aponta que, com a mudança de comportamentos de lojas físicas para o virtual, cada vez mais pessoas vão acessar o site e app do seu negócio. Por isso, é imprescindível garantir que eles sejam fáceis de usar e que não tenham problemas. Mesmo com a reabertura das lojas físicas, o digital continua sendo um importante canal de vendas, pesquisa, comunicação e atendimento.

O que os treinamentos mais vistos do Google Academy em 2020 nos ensinam em 2021

As mudanças bruscas e contínuas na rotina causadas pela pandemia fizeram os profissionais de marketing se perguntar: como as pessoas têm trabalhado? Como elas têm feito compras? Ou como têm se divertido? O treinamento de Samuel Moreschi, Gerente de Insights e Pesquisas do Google, trouxe essas respostas ao apresentar dados da pesquisa "Vida na Quarentena", um estudo feito em parceria com a MindMiners.

Esses dados podem auxiliar marcas e empresas a se posicionar no contexto atual — 52% dos entrevistados, por exemplo, esperam que as marcas ajudem a conscientizar a população. Duas análises de Moreschi não devem ser esquecidas. A primeira é sobre o desafio de ser relevante neste cenário, já que, apesar de o público ver a atuação das marcas de forma positiva, ele nem sempre se lembra das ações de marketing feitas na pandemia. A segunda, e mais importante, é que a melhor estratégia no momento é olhar para o presente, já que, diante de tanta incerteza, qualquer conclusão pode ser precipitada.

O que os treinamentos mais vistos do Google Academy em 2020 nos ensinam em 2021

Ao longo de 2020, o comportamento dos consumidores variou bastante, passando do cuidado à indulgência. Com as necessidades e os efeitos do isolamento social e da pandemia evoluindo, a prioridade mudou do “eu preciso” para “eu mereço”. Além disso, a preocupação com a disseminação da COVID-19 resultou em um processo de digitalização do consumo nunca antes visto.

Neste treinamento, Rodrigo Chamorro, Head of Insights and Analytics no Google, mostra como o comportamento de compra dos brasileiros evoluiu durante a pandemia, e como o varejo teve que se adaptar aos diferentes momentos e necessidades. Uma informação importante, ao pensar em retomada e futuro pós-COVID: o consumo por canais digitais não perde força após a abertura das lojas físicas. Por isso, melhorias nos sites e apps das empresas devem ser feitas com frequência, para tornar a experiência de compra online simples e rápida para os usuários.

O que os treinamentos mais vistos do Google Academy em 2020 nos ensinam em 2021

Não é por acaso que as partes I e II dos fundamentos de anúncios de pesquisa do Google Ads estão entre os treinamentos mais vistos de 2020 — e você pode assistir a mais sessões sobre Ads aqui. O e-commerce ajudou negócios do mundo todo a minimizar os efeitos da crise causada pela pandemia, e a solução de publicidade digital do Google ajudou marcas a alcançarem seu público prioritário no mercado digital.

Na primeira parte do treinamento, os instrutores Goobec ensinam a planejar sua campanha, desde a separação de grupos até a listagem de palavras-chave. Eles mostram também como gerenciar o orçamento e acompanhar as conversões para mensurar os resultados. Um dos pontos altos do treinamento é a lista de boas práticas para anúncios de texto mais relevantes, que ajudam a obter um maior alcance com as campanhas:

O que os treinamentos mais vistos do Google Academy em 2020 nos ensinam em 2021

A segunda parte do treinamento ensina a otimizar seus anúncios de pesquisa utilizando recursos dinâmicos e acessando relatórios. Os especialistas mostram como usar recursos ligados às palavras-chave e filtros de localização capazes de gerar mais informações e acessos. Este é um treinamento que merece ser consultado de tempos em tempos, para obter um domínio cada vez maior das ferramentas de criação de anúncios de busca. O vídeo mostra, por exemplo, como usar extensões de anúncios para gerar mais cliques e melhorar o seu CTR. Uma outra boa dica que vale relembrar é usar os recursos avançados do Google Ads para pausar ou ativar suas campanhas de maneira automatizada, inclusive com alteração de orçamentos e envio de alertas por e-mail.

O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.

5 transformações de 2020 que vão influenciar o marketing em 2021