Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Bruno Telloli Montagner / Dezembro de 2020

Quando iríamos imaginar que um dos hits do ano seria fazer pão? Isso mesmo: pão de fermentação natural. Essa foi uma das habilidades aprendidas por muitos brasileiros neste ano. Não à toa, a prática ganhou milhares de receitas e tutoriais no YouTube em 2020. Além de espaço onde aprendemos muitas coisas, no ano marcado pelo isolamento social, a plataforma se tornou também um lugar de encontro: no Brasil, foram mais de 105 milhões de adultos conectados transmitindo conteúdo e trocando vivências entre si — todos os meses1.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Cada visualização e curtida no YouTube se relacionou com uma das inúmeras tendências surgidas na plataforma: passeios virtuais, salão de beleza em casa, dicas sobre minimalismo ou home office, alto consumo de e-Sports e até conteúdos curiosos sobre como fazer e soltar pipa.

E o que as rápidas transformações que vimos surgir no YouTube nos revelam? Veja números, insights e, claro, vídeos das principais tendências do YouTube em 2020:

#FiqueEmCasaComigo

Durante o distanciamento social, houve um crescimento na busca por vídeos com o termo "comigo" no título. E o que parecia apenas uma curiosidade se tornou um verdadeiro movimento.

O resultado foi a criação do hub #FiqueEmCasaComigo, com vídeos feitos a partir dos conteúdos mais diversos. O termo “estude comigo”, por exemplo, ajudou a promover o companheirismo entre estudantes mesmo durante o período em que as escolas estavam fechadas. E muita gente procurou se mexer e suar na sala de casa: tanto que a procura por "treine em casa comigo" aumentou exponencialmente.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Faça você mesmo

Com mais tempo em casa, as pessoas também passaram a desenvolver novas habilidades, como a produção caseira de pão que dominou a vida de muitos brasileiros. E o YouTube teve um papel importante nesse cenário: lá, as pessoas descobriram como fazer em casa um café digno de cafeteria, a exemplo da febre em torno do café Dalgona. Os números nos mostraram que vídeos relacionados a receitas tiveram um crescimento exponencial ao redor do mundo, com uma média 45% maior de visualizações, se comparado com os views de março de 20192. Já as receitas com o termo "fácil" no título foram vistas mais de 1 bilhão de vezes3.

Indo além da cozinha, muita gente aprendeu como customizar roupas com a técnica tie-dye, e mais gente ainda viu como fazer sua própria máscara facial caseira com ajuda da plataforma — foram mais de 230 milhões de views no Brasil, desde março4. O cuidado com as plantas virou passatempo de muita gente, e os conteúdos com "horta", "cultivo", ou variações do termo "planta" no título já foram vistos mais de 16 milhões de vezes na plataforma5.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

A era dos games online

Entre os conteúdos mais acessados da plataforma em 2020, não podiam faltar os games. Os Criadores que jogam online e dão dicas de games, como o NOBRU e a LOUD, viram seus acessos crescerem ainda mais. Somando suas audiências, os dois conversam com mais de 20 milhões de brasileiros.

O interesse pelos jogos também cresceu. Os vídeos do game Fall Guys tiveram mais de 1 bilhão de views no mês de seu lançamento. E uma das maiores surpresas do ano foi o fandom em torno do multiplayer Among Us. Com tema espacial, o game faz com que os players joguem como uma tripulação de astronautas que deve completar tarefas enquanto tentam descobrir quem, entre eles, é um impostor.

Em setembro, a procura por vídeos sobre Among Us bateu a incrível marca de 4 bilhões de views. Estados Unidos, México, Coreia do Sul, Indonésia, Argentina e Brasil somaram mais de 40% de toda a visualização relacionada ao game.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Futebol de ontem e de hoje na telinha

Milhares de pessoas juntas para uma partida de futebol em um estádio ainda é algo impensável. Mas a reunião de torcedores e fãs de esportes em 2020 aconteceu em frente ao YouTube. Seja para ver reprises de momentos históricos, seja para acompanhar partidas ao vivo, a plataforma ajudou fãs a manterem-se conectados com seus ídolos.

Não à toa, o tempo de exibição global de vídeos de esportes — excluindo conteúdo ao vivo — do YouTube conectado à TV aumentou em mais de 65% em julho de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano anterior6.

Na ala de números exponenciais sobre esportes registrados na plataforma, o clássico FLA x FLU teve mais de 16 milhões de views na final da taça Rio, garantindo a presença do jogo no Top Trending Videos de 2020.

Quem nós vimos muito por aqui?

Do outro lado da tela, os Criadores tiveram, como nunca, o papel de ajudar suas audiências: professores, cientistas, humoristas e muitos outros produtores de conteúdo nos mantiveram entretidos e atualizados. O Doutor em Microbiologia Atila Iamarino, por exemplo, se tornou um desses multiplicadores de conhecimento ao falar de forma clara sobre a COVID-19 e as formas de nos mantermos mais seguros em meio à pandemia.

Espaço feito por pessoas e para pessoas, no YouTube as mais diversas vozes têm lugar. No canal Avós da Razão, por exemplo, Gilda, Sônia e Helena, 3 mulheres sêniores, respondem às questões dos internautas, estabelecendo um diálogo intergeracional. Na esteira da troca de conhecimento, o Você Sabia? também apareceu como um dos Top Criadores de 2020 no Brasil, ao desvendar fatos curiosos do dia a dia.

Rir foi fundamental para poder encarar 2020. E o Porta dos Fundos nos ajudou a ter algum alívio com conteúdos engraçados, como os vídeos em que satirizam o trabalho no home office e pequenas coisas do nosso cotidiano vistas, agora, sob um novo ângulo.

Como estivemos perto dos artistas que amamos

Como não pudemos ir ao estádio ver os jogos, também estivemos longe de shows e outros espetáculos. Nem por isso a agenda cultural deixou de ser movimentada: artistas engajaram sua audiência com produções feitas, muitas vezes, diretamente da sala de suas casas durante a quarentena. Seja em lives, clipes ou conversas, os artistas se mantiveram próximos de seu público por meio do YouTube.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020
Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020
Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020
Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Entre tantas tendências e momentos, nosso ranking final de 10 vídeos mais assistidos e 10 maiores Criadores de 2020 ficou assim:

Os top 10 vídeos mais vistos do YouTube em 2020

  • FluTV - FLA-FLU AO VIVO - FINAL DA TAÇA RIO
  • Flamengo x Boavista Ao Vivo - Taça Rio
  • Dinheiro traz felicidade?
  • Felipe Neto Minecraft #1
  • Thiago Ventura I Especial Só Agradece l Legendado [4K]
  • O dia em que nós ficamos de quarentena
  • O Enigma - Completo
  • Copa América 2020 | FREE FIRE
  • Truques divertidos e geniais com alimentos || Dicas sobre alimentos por 123 GO!
  • Quem ganhou?! Ele tirou X1 com todos na mansão Loud!!

BR Top creators 2020

  • NOBRU
  • Você Sabia?
  • LOUD
  • Felipe Neto
  • Renato Garcia
  • COMÉDIA SELVAGEM
  • whinderssonnunes
  • CEROL
  • O Que Não Dizer Oficial
  • Free Fire - Brasil

Nos vemos por aqui — também em 2021

Outra tendência registrada neste ano foi o número crescente de pessoas que se voltaram às telas maiores para ver o YouTube

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Plataforma que oferece informação, ajuda, entretenimento: no YouTube, as pessoas procuraram — e procuram — conexões com conversas autênticas. Os criadores se tornaram multiplicadores desses diálogos e as marcas encontraram a possibilidade de fazer a diferença com suas estratégias. Nesse ecossistema movido por identificação e paixão, muitas potências são reunidas em um único lugar. Foi assim em 2020 e será assim também em 2021. Até lá.

Youtube Brandcast 2020