O poder dos YouTubers: como o Creators Connect potencializou o resultado de 3 marcas em diferentes segmentos

Victor Brotto / Novembro de 2020

Como conquistar a atenção de milhares de pessoas sem abrir mão da personalização do seu conteúdo? Esse é um dos diferenciais que torna o YouTube uma plataforma de destino, a que as pessoas recorrem para descobrir novidades, se atualizar, aprender sobre temas específicos ou simplesmente passar o tempo. Mais de 100 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses. Essa magnitude acaba promovendo um ecossistema diverso tanto para criadores como para audiências — e para as marcas, há sempre uma oportunidade nova, seja qual for a indústria ou o objetivo de negócio em pauta.

Mas e quando a relevância da mensagem é o principal item em questão em um briefing criativo? Na Era do Entretenimento, onde a atenção do consumidor flutua por um mar de opções, é preciso ser assertivo no foco, seja ele aumentar a visibilidade da marca, seja estreitar o relacionamento com o público, ou até mesmo gerar conversões. Nesse contexto, o Creators Connect é uma solução que ajuda a preservar a relevância e ampliar o alcance da mensagem, garantindo resultados mensuráveis para as marcas.

Iniciativa pioneira do Google Brasil, ela já vem sendo adotada com sucesso em diferentes campanhas. E é justamente a versatilidade de territórios e possibilidades um dos seus maiores diferenciais: três marcas de universos totalmente diferentes comprovam a funcionalidade.

Creators Connect alavancando performance de vendas

O poder dos YouTubers: como o Creators Connect potencializou o resultado de 3 marcas em diferentes segmentos

Quando o assunto é awareness, já falamos como os vídeos online podem ter um peso enorme nas escolhas das pessoas. A Brastemp precisava resolver uma das equações típicas do calendário do varejo online. Acostumados com os picos de vendas em datas e temporadas sazonais como a Black Friday, a marca previa as baixas nas conversões entre junho e julho. Dessa projeção pouco animadora surgiu a ideia de criar uma nova sazonalidade de consumo.

Foi da parceria com o Creators Connect que veio também a solução: a estratégia propôs a criação de uma data comercial: o aniversário da Loja Brastemp. E junto com os Creators, a mensagem da marca ganhou naturalidade.

O protagonismo ficou com os canais Manual do Mundo e Mohamad Hindi. Os conteúdos do Manual do Mundo foram gravados na Brastemp Experience, casa conceito da marca. Já a parceria com Mohamad se tornou uma relação de longo prazo — a Brastemp tornou-se a patrocinadora oficial da cozinha do canal. O resultado? Assim que os vídeos com os produtos foram ao ar, o volume de vendas chegou a quase 160% YoY.

Creators Connect impulsionando app downloads

O poder dos YouTubers: como o Creators Connect potencializou o resultado de 3 marcas em diferentes segmentos

Fazer uma big idea que nasceu offline ganhar ainda mais vida no digital é possível? Para a Americanas, a resposta é: sim. E como usar a força dos creators para trazer ainda mais resultados? Inspirar-se em formatos clássicos, como os da TV, não deixa de ser uma alternativa. A Americanas já vinha trabalhando, com sucesso, com celebridades da TV. E foi assim que a marca conseguiu ampliar o seu alcance dentro de públicos altamente engajados e com custo de produção mais baixo.

O poder dos YouTubers: como o Creators Connect potencializou o resultado de 3 marcas em diferentes segmentos-3

Apostar em tecnologia, um dos territórios com alto share de vendas e que desperta a confiança dos consumidores, também fez parte de uma nova visão estratégica. Sem mencionar que seria fundamental selecionar creators com alcance massivo — de preferência, que fossem conhecidos além do digital — e que falassem um pouco a língua da TV. Foi assim que eles chegaram ao Coisa de Nerd e ao Felipe Neto. Juntos, eles deveriam reforçar o principal objetivo por trás das ações: convidar o público a baixar o app da Americanas, além de divulgar outros diferenciais da marca. Os criadores ajudaram no reforço da identificação, trazendo resultados significativos em downloads, vendas e lifts expressivos nos principais atributos de marca.

Creators Connect ampliando a presença digital

O poder dos YouTubers: como o Creators Connect potencializou o resultado de 3 marcas em diferentes segmentos

Como se destacar em um oceano dominado por tubarões? O desafio da FreeCô, uma marca pioneira na categoria de bloqueador de odor sanitário, não era tarefa fácil. Mais do que a batalha por share contra players estabelecidos, a marca precisaria construir um novo hábito no público brasileiro, com um produto de uso simples, porém pouco conhecido.

Em um trabalho a 6 mãos, Google, FreeCô e Agência Today estudaram a fundo o cenário do mercado, analisando dados e levantando insights de comportamento, desde search até a performance de formatos específicos dentro do analytics. Foi assim que chegaram à conclusão de que o Creators Connect deveria ser o formato guarda-chuva da estratégia, adequando a abordagem do humor ao uso de mensagens personalizadas para acessar novas audiências.

O poder dos YouTubers: como o Creators Connect potencializou o resultado de 3 marcas em diferentes segmentos

Um ponto alto da parceria foi a realização de um estudo que analisou o calendário de comunicação da marca (on e off) para entender os momentos ideais para aumentar visibilidade (pela geração de demanda) e as vendas (pela captura de demanda). Outro estudo identificou consumidores potenciais que ainda não tinham sido considerados pela FreeCô – descobriu-se, por exemplo, a alta afinidade de pessoas que estão em busca da casa nova com o produto –, uma etapa determinante para o desenvolvimento das mensagens e roteiros da campanha.

Finalmente, os canais eleitos foram Porta dos Fundos e Diva Depressão, que trouxeram a abordagem do humor com a naturalidade que a marca precisava, passando a mensagem de forma clara e contextual.

O alcance da campanha foi expressivo: mais de 20 milhões de visualizações e mais de 10 mil comentários nos vídeos, além de todo o crescente aumento do interesse de marca, awareness e intenção de compra. A combinação de YouTube (combinando Creators Connect com formatos padrões), Search (com foco institucional e em palavras relacionadas à campanha) e Display (para fortalecer o recall da mensagem e gerar mais leads) mostrou-se crucial para o alcance dos resultados pretendidos no início.

Para Guto Cunha, Marketing Manager da FreeCô, "a parceria com o Google permitiu que a marca atingisse um novo patamar em sua estratégia de comunicação. Isso só foi possível com o apoio e a dedicação de consultores confiáveis".

Conectando sua marca aos Creators

A conexão entre as pessoas e os creators é forte: não à toa, 54% do público diz se conectar de forma mais íntima com YouTubers do que com celebridades da TV1. E uma nova geração de talentos vem surgindo, oferecendo formatos diferenciados e experiências mais íntimas de consumo de conteúdo.

Além de construir pontes para ampliar a atuação das marcas no YouTube, o Creators Connect também ajuda a pensar em um modelo personalizado de comunicação inteligente, independentemente do objetivo do seu negócio — e sem perder de vista as moedas mais valiosas entre os consumidores: a autenticidade e a credibilidade.

Como o YouTube se tornou indispensável na rotina dos brasileiros